O Sesc Ler Tijucas foi reconhecido nacionalmente ao receber o Selo Escola Azul Brasil, concedido pelo Projeto Amigos do Mar. A certificação destaca iniciativas de educação ambiental desenvolvidas pelo Projeto Criar Sesc, reafirmando o compromisso da Unidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com uma educação transformadora.
Ao longo do primeiro semestre, os estudantes trabalharam o tema “Riquezas Locais, Consciência Global”, uma proposta que sensibiliza crianças e jovens para a conservação ambiental, os impactos das mudanças climáticas e a adoção de hábitos sustentáveis.
A partir dessa abordagem, a educadora Simone Aparecida Assis Sant’Anna Hillesheim desenvolveu o projeto “Amigos do Mar – Sustentabilidade e Reciclagem com Criatividade”, envolvendo ações práticas e reflexões sobre preservação dos oceanos.
As atividades, construídas de forma criativa e significativa, estimularam consciência ambiental e protagonismo entre os estudantes, tornando-os agentes de transformação em suas comunidades.
O trabalho ganhou destaque durante a Mostra de Artes e Ideias do primeiro semestre de 2025, quando a repercussão positiva levou à certificação oficial do Selo Escola Azul. Para a técnica de educação Sidiane de Moraes de Bairros Sabino, a conquista reforça o papel do Sesc na promoção de uma educação integral e alinhada aos ODS.
“Trabalhamos intensamente o ODS 14, voltado à conservação e uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos, valorizando a realidade da comunidade onde estamos inseridos”, destaca. A gerente da Unidade, Luciane Mascarello, também celebra o reconhecimento: “Essa certificação mostra o compromisso do Sesc Tijucas com a educação oceânica, com a sustentabilidade e com ações que aproximam nossos estudantes da ciência, do cuidado ambiental e da cultura oceânica em âmbito global”.
O que é a Escola Azul?
A Escola Azul é uma iniciativa internacional que incentiva a cultura oceânica no ambiente escolar. O programa integra o tema oceano ao currículo de forma transversal, promove ações de conscientização, mobiliza a comunidade e estimula a formação de cidadãos críticos, responsáveis e engajados na proteção dos mares e no enfrentamento das mudanças climáticas.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários