Na mídia: Reciclando Hábitos: compostagem do Sesc inspira outras cidades

Confira a reportagem sobre o método UFSC de Compostagem adotado nas três unidades de hospedagem do Sesc-SC


17/10/2023 - Atualizado em 17/10/2023 - 568 visualizações

Descarte ecológico

O SCC SBT realizou uma série de reportagens especiais, “Reciclando Hábitos”. Na matéria abaixo, você conhece mais sobre o método UFSC de Compostagem, metodologia desenvolvida na Universidade Federal de Santa Catarina e que foi adotada pelo Sesc SC em 2011, para a destinação e tratamento da fração dos resíduos produzidos nas suas três unidades de hospedagem:  Hotel Sesc Cacupé, Hotel Sesc Blumenau e Pousada Rural Sesc Lages

O Sesc é referência institucional de gestão de resíduos orgânicos, além de ser citado em diversas publicações sobre o assunto, reforçando seu pioneirismo e se mostrando como uma instituição compromissada com o meio ambiente e a Sustentabilidade. 

Meio Ambiente no Sesc em Santa Catarina 

Motivado pela Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, o Sesc atua no descarte ecológico e tratamento dos resíduos orgânicos oriundos da produção dos seus restaurantes. Por meio da compostagem termofílica, é feito o tratamento de toneladas de resíduos, convertidos em adubo, que são doados para prefeituras, escolas e comunidade em geral, e usados na recuperação de praças, criação e manutenção de hortas escolares, na agricultura orgânica em auxílio aos produtores rurais e nos espaços verdes da instituição.   

Também são realizadas ações de educação e conscientização ambiental, como oficinas de sensibilização, de compostagem, tratamento da fração orgânica dos resíduos, capacitação dos funcionários e práticas de sustentabilidade considerando custo/benefício (toneladas de material orgânico compostado, quantidade de adubo e fertilizantes produzidos, redução de sacos de lixo e residuários etc.). Desta forma, o Sesc estabelece uma prática ambiental voltada ao correto gerenciamento de resíduos, utilizando tecnologia social e ecotécnicas, aliadas a uma mudança de comportamento e atitude, contribuindo para uma sociedade mais responsável e consciente.  

Fundado em abril de 2012, o pátio de compostagem do Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, já reciclou cerca de 1.962 toneladas de resíduos orgânicos.

Além do Hotel Sesc Cacupé,  a prática foi multiplicada para outras Unidades do Sesc-SC, assim como para inúmeras iniciativas por meio de oficinas, cursos e de visitas mediadas ao espaço de manejo do Sesc Cacupé.   A iniciativa recebeu o 20º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Gestão Ambiental (Serviços), o 16º Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, na categoria Preservação Ambiental. Também foi reconhecida como Boa Prática para o Desenvolvimento Sustentável pela FAO.   

A compostagem além de propiciar a destinação correta do resíduo, permite o retorno dos nutrientes ao solo dando continuidade a um ciclo natural. Por este processo se enriquece o solo para novos cultivos, contribui-se com a sociedade e com o meio ambiente na redução do volume de resíduos encaminhados aos aterros sanitários, prolongando a vida útil dos mesmos e evitando a abertura de novas áreas para este fim. 

Educação Ambiental 

Para compartilhar o conhecimento sobre a reciclagem de resíduos orgânicos, compartilhamos a cartilha "Compostagem Doméstica, Comunitária e Institucional de Resíduos Orgânicos" (2017). O manual é resultado do acordo de cooperação técnica entre o Sesc em Santa Catarina, a Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e o Centro de Estudo e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro).       

Clique para acessar a cartilha! 

A parceria visa principalmente estabelecer intercâmbio de experiências, material técnico, métodos, materiais e tecnologias referentes à gestão de resíduos orgânicos, à agricultura urbana e à educação ambiental. Com ilustrações bem representativas e texto de fácil compreensão, a cartilha dissemina o conhecimento sobre a reciclagem de resíduos orgânicos sendo referência para os interessados no tema.     

Resíduos Orgânicos está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. 

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso das ações   gestão Resíduos Orgânicos e Educação Ambiental são os números 4 (Educação de Qualidade), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 15 (Vida Terrestre).  

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .