Sesc SC e Cepagro formalizam parceria para promover ações de sustentabilidade

O objetivo é o fortalecimento de ações de compostagem, agricultura urbana e hortas pedagógicas, em projetos desenvolvidos nas duas instituições


18/10/2023 - Atualizado em 18/10/2023 - 536 visualizações

Parceria Sesc e Cepagro

No dia 11 de outubro, o Sesc SC e o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de GrupoCepagro assinaram o Termo de Parceria e Cooperação Técnica. O objetivo é o apoio mútuo para o fortalecimento de ações de compostagem, agricultura urbana e hortas pedagógicas, em projetos desenvolvidos nas duas instituições.   

A parceria entre Sesc e Cepagro se desenvolve de maneira informal desde 2011, após a implantação do pátio de compostagem do Hotel Sesc Cacupé, primeira unidade de compostagem do Sesc SC, e que se expandiu  para o Hotel Sesc Blumenau e a Pousada Rural Sesc Lages, em ações educativas promovidas pelo Projeto Ambientais Locais.   

Após a assessoria prestada ao Sesc SC para implantação dos pátios de compostagem, diversas atividades foram colocadas em prática, como, por exemplo: a elaboração de materiais técnicos sobre a temática da compostagem, doações de composto orgânico para projetos de hortas comunitárias, hortas escolares, agricultores agroecológicos, postos de saúde, aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros.    

Foram realizadas diversas atividades em conjunto, com destaque para o “I Curso de Imersão em Compostagem do Sesc”, realizado no Hotel Sesc Cacupé, e a participação nos “Cursos de Gestão Comunitária de Resíduos Sólidos Orgânicos”, promovidos pelo Cepagro.   

Além dessas atividades, o termo de parceria fomenta a realização e aprimoramento de hortas pedagógicas, pautadas nos princípios da agroecologia, que se relacionam com o Projeto Escolas Verdes, em fase de implantação nas escolas do Sesc SC.   

Por fim, a parceria formalizada se alinha à trajetória do Sesc na promoção da sustentabilidade, de proteção ao meio ambiente e rumo ao cumprimento de ações relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com ênfase para os ODS: 2– Fome Zero e Agricultura Sustentável, 3- Saúde e Bem-estar; 4- Educação de Qualidade; 6- água Potável e Saneamento; 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12- Consumo e Produção Responsáveis; 13- Ação Contra a Mudança Global do Clima; 14- Vida na Água e; 17- Parcerias e Meios de Implantação.   

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .