O tema "Líricas Femininas – A presença da mulher na música brasileira” busca dar visibilidade à produção das mulheres que, por muito tempo, foi pouco reconhecida. Ao todo serão 14 artistas, compositoras e intérpretes que apresentarão ao público, em quatro circuitos, os programas compostos exclusivamente por obras de compositoras e letristas brasileiras reunidas especialmente para o Sonora Brasil.
Líricas Históricas: com uma abordagem cronológica,apresenta repertório que traz à luz a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira, especialmente a de concerto, muitas delas sem reconhecimento público,apesar de uma produção relevante. O grupo é formado por Gabriela Geluda,Anastácia Rodrigues, Priscilla Ermel e Vanja Ferreira.
Sobre as musicistas:
Gabriela Geluda - soprano - é bacharel em Canto Lírico pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), mestra em Música Antiga pela Guildhall School of Music and Drama (Londres) e formada na técnica de Alexander pelo Alexander Technique Studio(Londres). Exerce intensa atividade como cantora especializada em repertório contemporâneo. Participou de bienais, festivais de música, recitais camerísticos, concertos com orquestras, óperas e musicais no Brasil, França, Alemanha, Argentina, Bolívia e EUA, apresentando peças, muitas vezes, em suas estreias mundiais.
Anastácia Rodrigues - mezzosoprano - iniciou seus estudos musicais no Coral São Pedro Mártir de Olinda e Conservatório Pernambucano de Música. Tem formação em Música e Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Linguística. Atua como preparadora vocal e, como solista, participou de vários festivais internacionais (EUA), recitais de Música Antiga, óperas e concertos. Desenvolveu trabalho camerístico e autoral com grupos de choro e quinteto vocal. Como percussionista, trabalhou com grupos tradicionais de coco e maracatu, tendo posteriormente desenvolvido pesquisa e atuação no repertório de Música Afro-Brasileira. Atualmente é a regente do Coral Afro-brasileiro de Mulheres.
Priscilla Ermel é compositora autodidata de inúmeras canções, músicas de concerto e trilhas sonoras. Alimenta sua arte bebendo direto na fonte de diferentes culturas, utilizando os instrumentos musicais e a própria voz como meio de conhecimento e expressão de sua obra autoral. Discípula e amiga de H. J. Koellreutter, é doutora em Sociologia da Música Africana pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Etnomusicologia Indígena pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisadora associada à Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH–USP), com especialização em Comunicações Interculturais no Laboratorie d’Anthropologie Sociale (LAS) do Collège de France, Paris.
Vanja Ferreira é solista na Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF), professora no Conservatório de Música de Niterói e doutoranda em Música pela UniRio. Com notória atuação no país, gravou para Rádio MEC e TV Brasil. Premiada no projeto Rumos Itaú Cultural Música, apresentou suas primeiras audições na Bienal de Música Brasileira Contemporânea e em festivais internacionais. Realizou os projetos Você conhece a Harpa?, Muito prazer, Eu sou a Harpa, além da direção artística do I Rio Harp Festival,e representou o Brasil na 24èmes Journées Internationales de la Harpe dans la Caraïbe et en Guyane.