Agenda

É um espetáculo que mescla as técnicas de Teatro, Contação de Histórias, Dança e Música, absorvidas através das Graduações em Biblioteconomia e Licenciatura em Teatro, além de anos de pesquisa na área da contação de Histórias Dramatizada, folclore e tradições gaúchas. A partir de dramaturgia inédita, revisita as Lendas de Nossa Senhora Aparecida e do Negrinho do Pastoreio, abrindo espaços onde, de forma atraente e delicada, pode-se trabalhar a transversalidade dos elementos das Culturas Afrodescendente e Gaúcha, além de uma reflexão sobre o bullying e as diferenças, trabalho infantil e os aspectos que auxiliam na formação da identidade.

É entremeado por cantigas extraídas do Cancioneiro Popular Gaúcho e especialmente compostas, executadas ao vivo acompanhadas por violão e percussão. Vale-se de recursos cênicos simples e poucos objetos, abrindo espaço para que o espectador imagine, envolvendo-se, criando imagens e estimulando lúdico em uma atmosfera de interação. Uma peça democrática e acessível.

A técnica da contação de histórias, foca na descrição de cada cena possibilitando que o público cego seja contemplado através de uma descrição detalhada de cada cena aproximando-se da áudio descrição. Além disso, havendo expectadores cegos na plateia, antes de cada apresentação é aberto espaço e feito convite para que toquem no cenário, atores, objetos e figurinos. Outra medida inclusiva, adotada pelo projeto é a escolha de espaços acessíveis para as apresentações, contemplando também o público cadeirante e com dificuldades de locomoção.

Contação de Histórias Livre

TAGS

Programação para sua cidade