Com o objetivo de aprimorar o processo ensino-aprendizagem de maneira a atender e acompanhar as mudanças atuais. Um olhar artístico e pedagógico permeará as oficinas que são direcionadas a acadêmicos das áreas de humanas, professores, educadores sociais, coordenadores pedagógicos, psicólogos, assistentes sociais e demais interessados nessas linguagens.
Oficina 1 : Diálogos da Diversidade e Diferenças com Patrícia da Costa Sabino (Rio do Sul/SC) : A oficina tem como objetivo geral caracteriza-se em discutir questões de gênero, sexualidade, orientação sexual, relações étnico-raciais e movimentos sociais, desenvolvendo práticas que respeite a diversidade e as diferenças no âmbito escolar e social, seguindo os princípios do direito e da dignidade da pessoa humana, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Oficina 2 das 09h às 12h e 14h às 17h: Para ver, ler e vivenciar livros de imagens com Maria Laura Pozzobon Spengler (Blumenau/SC): A oficina buscará envolver os participantes a refletir sobre a utilização dos livros de literatura infantil e infanto-juvenil (só os de imagens) como proposta pedagógica da atuação do professor em sala de aula, além de vivenciar e experimentar a construção coletiva de um livro de imagens entre os participantes.
Oficina 3 : Musicalização para Educadores com Nana Toledo (Blumenau/SC): A educação musical nas escolas e em outras instituições precisa sempre ser reciclada pelos educadores.Aqui serão vivenciadas propostas pedagógico-musicais que sensibilizem e preparem o participante, dentro de uma abordagem contemporânea e humanista.O objetivo é entrar em contato com o mundo sonoro, com a percepção rítmica, melódica e harmônica através de uma aprendizagem intuitiva e coletiva, despertando a expressão e a criatividade nas manifestações da musicalidade de cada um.
Oficina 4 : Formação em Contação de Histórias: Cada Um Tem Uma História Para Contar com Emiliano de Souza (Brusque/SC): Esta oficina objetiva oportunizar aos participantes uma reflexão tanto teórica quanto prática sobre a arte de contar histórias, despertando o contador de histórias que há em cada um. Estimulará a explorar uma variedade de linguagens e a utilizar outros recursos além do livro. Questões como: "que histórias contar”, "como contá-las”, e algumas "técnicas de contação” permearão a oficina.
Oficina 5 - Brincadeiras cantadas com Camila Mafra (Florianópolis/SC): A oficina traz a vivência e a oportunidade de estar aprendendo, brincando, interagindo a partir do resgate de brincadeiras cantadas. Propiciando a expressão corporal de forma integrada para que possam contribuir no conhecimento dos limites do próprio corpo desenvolvendo a linguagem e o ritmo.
Oficina 6 - Dança Circular Sagrada com Nana Toledo (Blumenau/SC): A Dança Circular promove o autoconhecimento, a valorização do cuidado e a construção da complexidade do ser humano, o principal enfoque na dança não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros.