
A visão é um dos sentidos mais importantes e complexos do corpo humano, sendo responsável por 85% das informações processadas no cérebro. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas estão visualmente prejudicadas no mundo, dos quais, entre 60% a 80% dos casos podem ser evitados e tratados.
Para auxiliar crianças, adolescentes, jovens e adultos a cuidar da saúde ocular e prevenir a perda de visão, o Sesc desenvolve, em toda rede Sesc de Educação, o programa Ver com Saúde. São estratégias destinadas aos estudantes, de diferentes idades, para ampliar as condições e possibilidades da capacidade visual: alunos de três a 11 anos matriculados na Educação Infantil, Educação Fundamental e na atividade "Habilidades de Estudo" e alunos de 19 a 65 anos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc e Sesc Ler.
Este ano, as triagens nas escolas serão realizadas a partir deste mês (maio) e seguem nos meses de junho e julho. Em 2023, as ações de consulta oftalmológica com os alunos indicados na triagem, deverão acontecer entre os meses de agosto e setembro.
Em 2022, o projeto foi ampliado em comparação a 2018, último ano em que havia sido realizado em SC. Foram realizadas 4990 triagens de acuidade visual, aproximadamente 39% a mais que no período anterior. Do total de estudantes submetidos à triagem, 6% apresentam indicação para consultas oftalmológicas e 4%, a necessidade do uso dos óculos, fornecidos gratuitamente pelo Sesc. Foram 528 encaminhamentos ao oftalmologista e 460 comparecimentos a consultas oftalmológicas.
Saúde ocular
Ao todo, foram fornecidos 213 óculos, resultando em uma entrega 3% maior comparado a 2018. Tais resultados apresentados refletem a importância e impacto do Projeto Ver com Saúde, configurado pela defasagem na cobertura desses atendimentos pela rede pública de saúde e pelo caráter preventivo que o projeto possui.
Diante do contexto geral apresentado e das necessidades locais que têm sido verificadas, relacionamos as propostas que contemplam a execução do projeto para o ano de 2023 A primeira etapa é a triagem de acuidade visual, feita diretamente nas unidades de ensino.
Aqueles que apresentarem limitações de visão serão encaminhados para consultas oftalmológicas. Caso seja indicado doação de óculos e desenvolvimento de ações educativas com os educadores, escolares e seus familiares.
Tais atividades integram a saúde ocular ao conjunto de atividades pedagógicas propostas pela escola. A metodologia será alinhada ao Modelo da Atividade Educação em Saúde. Triagem de acuidade visual: Aplicação do Teste "Carta de Snellen", método Reação à Oclusão ou Método Hand Jogger Teste ou “Teste da Mãozinha” conforme cada faixa etária.
No dia 10 de julho será realizada uma ação estadual de saúde visual em função do Dia Mundial da Saúde Ocular, parceria do Sesc com médicos e clínicas da região.
No Brasil, o último Censo Demográfico (IBGE 2010) identificou mais de 35 milhões de pessoas com a algum grau de dificuldade visual.
0 Comentários