Vegetais Crucíferos ou Brássicas: você conhece os benefícios?


23/10/2018 - Atualizado em 26/10/2018 - 6059 visualizações

O nome pode parecer estranho, mas com certeza você já deve ter experimentado. Se os vegetais crucíferos ou brássicas ainda não fazem parte da sua dieta, vamos apresentar alguns motivos importantes para fazer com que você os adicione na sua alimentação.

Então vamos começar: os vegetais que fazem parte da família dos crucíferos ou brássicas visualmente tem algo em comum. Eles apresentam característica de flor, como o brócolis, a couve flor e couve de Bruxelas. Esses, além de serem fontes de fibras, são ricos em micronutrientes como ácido fólico, e vitaminas C, E e K.

A vantagem de incluir estes crucíferos na dieta de rotina, além das já citadas, está na importante relação entre o consumo frequente e a prevenção de doenças degenerativas e alguns tipos de cânceres. Isto devido aos compostos bioativos encontrados neste grupo de alimentos, que podem estimular enzimas do organismo e contribuir com o que chamamos de feito detox das células. Além de serem nutritivos e saborosos, há diversos tipos de preparações que podem ser feitas, seja em preparações frias como saladas ou molhos frios, ou refogados, gratinados e assados com ervas e especiarias.

Vale esclarecer que nenhum alimento sozinho é vilão ou mocinho. A alimentação deve ser diversificada para aproveitarmos o que cada alimento tem de melhor para oferecer. O importante é fazer com que a nossa alimentação satisfaça não somente nossas necessidades físicas, mas também emocionais, afinal, comer deve ser um grande prazer, ter uma boa relação com a comida é fundamental.

Por Ana Claudia Lunelli Moro (CRN 3763) - Nutricionista Sesc Ler Caçador

Nutrição Clínica no Sesc 


A Nutrição Clínica é oferecida em sete Unidades Sesc, contribuindo com a qualidade vida e incentivando a alimentação saudável. Através de consultas e avaliações individuais, orienta os clientes sobre a importância da alimentação para a promoção, manutenção e a recuperação da saúde e do bem-estar físico e mental.

Nas consultas são realizadas medições, entrevistas, orientações, prescrições, solicitação de exames, indicação de dietas, exercícios físicos e descanso, relaxamento, controle do estresse e conscientização sobre o equilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto energético.

Os principais tratamentos oferecidos são relacionados a educação alimentar, desnutrição, obesidade, alimentação de gestantes, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, alimentação para esportistas, intolerâncias e alergias, auxiliar no tratamento de doenças crônicas como pressão alta, colesterol e diabetes.

As consultas têm duração de:

Consulta inicial: 55 minutos
Demais consultas: 30 minutos



1 Comentários

Mário C. Silva

06/01/2024 Muito bom saber sobre alimentação saudável!

Publicado à 28 semanas


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .