Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher levará exames gratuitos de prevenção do câncer a Urubici


26/06/2017 - Atualizado em 26/06/2017 - 358 visualizações

Urubici, na Serra catarinense, recebe a partir de 31 de julho a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que oferece gratuitamente mamografia digital, exame citopatológico (papanicolau que previne o câncer de colo uterino), além de diversas ações educativas para a promoção em saúde. A Unidade Móvel ficará até 13 de outubro na cidade e atenderá de segunda a sexta-feira, as mulheres com dificuldade de acesso a estes serviços de saúde. No dia 13 de junho, as técnicas de Educação em Saúde, Crisciani Ninow e Eliani Mortari capacitaram 23 colaboradores (agentes comunitários da saúde, enfermeiras, técnicas de enfermagem, médico, assistente social e gestora de saúde) da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Urubici, apresentaram o projeto, o funcionamento e os fluxos e rotinas da Unidade Móvel.

Os exames, agendados previamente nas unidades básicas de saúde do município, além de serviços de educação em saúde no município, serão feitos por uma enfermeira, uma educadora em saúde e por duas técnicas de radiologia. Ao longo do ano, a unidade vai circular em diferentes municípios do Estado. “A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher se traduz na essência da interiorização da missão do Sesc, que é cuidar do bem-estar e da qualidade de vida da população. Com essa ação, reforçamos o serviço de saúde no Estado e contribuímos para a detecção precoce de várias doenças, colaborando para a melhoria da saúde das mulheres catarinenses”, afirma Eduardo Makowiecki Júnior, diretor de Educação, Saúde e Cultura do Sesc em Santa Catarina.

“O Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, declara Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de saúde do Sesc em Santa Catarina. “Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor está nos estágios iniciais”, finaliza Jéssica.   

Sobre Sesc Saúde Mulher 

O Sesc Saúde Mulher é composto por uma Unidade Móvel, que realiza exames para prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e colo de útero (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de ações educativas para a promoção da saúde. Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna. Sua realização se dá a partir de parcerias locais, onde é identificada a demanda de cada comunidade, e as temáticas a serem abordadas. O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames é necessário o agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde do Município, ter a cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura interna do caminhão, adaptada para portadores de necessidades especiais, está dividida em: consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro equipado para portadores de necessidades especiais; tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera.   

Ações educativas em saúde Além dos exames serão realizadas palestras, bate-papos, cursos e orientações sobre prevenção e temas relacionados ao bem-estar feminino, como direitos sexuais e reprodutivos, mortalidade materna, planejamento familiar, violência doméstica, entre outros.

Como vai funcionar? 

As mulheres interessadas em realizar exames na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher precisam comparecer presencialmente para a marcação, nas Unidades Básicas de Saúde do Município, ter a cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço de atendimento funcionará em Canelinha, de segunda a sexta, para os exames de mamografia e papanicolaus. Os resultados são entregues na unidade de saúde de referência do município, onde será dado o encaminhamento necessário, como consultas ou outros exames.   

Estrutura e atendimento A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, adaptada para portadores de necessidades especiais, tem estrutura montada em um caminhão projetado para atendimentos em saúde, está dividida em: consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro equipado para portadores de necessidades especiais; tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera.   

SERVIÇO:  

Permanência em Urubici: 31/07 a 13/10/17  

Exames disponíveis: mamografia digital, exame citopatológico (papanicolau que previne o câncer de colo uterino) e teste de monoximetria (avaliação respiratória relacionada aos fatores de risco de câncer), além de diferentes ações educativas para a promoção em saúde.  

Documentação necessária: cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Gratuito 

+Inf. sobre o projeto Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher: 0800 645 54 54


Registro da capacitação dos 23 colaboradores (agentes comunitários da saúde, enfermeiras, técnicas de enfermagem, médico, assistente social e gestora de saúde) da equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Urubici, do projeto Sesc Saúde Mulher sobre o funcionamento e os fluxos e rotinas da Unidade Móvel.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .