Sesc-SC finaliza a edição2023 do Multiplique essa Ideia

O projeto promove a educação sexual e reprodutiva, em parceria com escolas Públicas em municípios de todo o estado


20/12/2023 - Atualizado em 20/12/2023 - 498 visualizações

Multiplique essa Ideia 

Neste mês, tivemos o Dezembro Vermelho, campanha que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. 

O Sesc-SC promoveu as ações de encerramento anual do projeto Multiplique essa Ideia, que tem por objetivo promover educação sexual e reprodutiva, em parceria com escolas Públicas em municípios de SC, contribuindo no enfrentamento às ISTs e ao HIV no estado.  A ação integra o Programa de Promoção de Saúde Sexual e Reprodutiva (PSSSR) do Departamento Nacional do Sesc e fomenta a participação e o protagonismo dos adolescentes.  

 Como o próprio nome já sugere, educação entre pares é um processo de ensino e aprendizagem em que adolescentes atuam como multiplicadores, ou seja, facilitadores de ações e atividades com e para outros jovens, ou seja, os pares. Esse termo veio do inglês “peer education” e é utilizado quando uma pessoa fica responsável por desenvolver ações educativas voltadas para o grupo do qual faz parte. 

Durante 2023, o projeto foi realizado nas Unidades Sesc de Chapecó, Tubarão, Laguna, Prainha e Brusque conjuntamente com as escolas públicas locais. O projeto Multiplique essa Ideia prevê seis encontros de quatro horas com o grupo. Após o curso, os alunos participantes realizarão ações de multiplicação com os colegas utilizando recursos lúdicos e criativos.

A partir deste momento eles estarão formados como “Multiplicadores de Saúde” e preparados para esta grande missão de disseminar os conhecimentos entre seus pares.  

 Ao todo, foram 105 alunos concluintes do curso de formação que promoveram 11 ações de multiplicação, impactando cerca de 413 pares das escolas participantes. A conclusão do curso é marcada por uma cerimônia de celebração com a entrega dos certificados. 

Multiplique essa Ideia, Sesc Chapecó.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 

Em contribuição com a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, a atuação do projeto Multiplique essa Ideia visa contribuir para alcance das metas do ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades: 

3.3 Até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis.

3.7 Até 2030, assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais.   

Galeria GRADE - Incluir Imagens

Sesc Tubarão

Sesc Tubarão

Sesc Tubarão

Sesc Prainha

Sesc Prainha

Sesc Prainha

Sesc Laguna

Sesc Laguna

Sesc Laguna

Sesc Laguna

Sesc Laguna

Sesc Brusque

Sesc Brusque

Sesc Brusque

Sesc Brusque

Sesc Chapecó

Sesc Chapecó

Sesc Chapecó

Sesc Chapecó


Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .