Sesc Saúde Mulher realizou ação educativa no Presídio Feminino de Joinville

A atividade foi um momento para as mulheres tirarem dúvidas sobre cuidados preventivos


14/05/2024 - Atualizado em 15/05/2024 - 380 visualizações

Sesc Saúde Mulher

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher realizou uma ação educação em saúde no Presídio Feminino de Joinville. Em colaboração com a administração prisional e em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Joinville, a iniciativa teve como objetivo não apenas informar, mas capacitar as mulheres encarceradas, oferecendo-lhes ferramentas essenciais para cuidar de si mesmas e de suas comunidades, tanto dentro quanto fora dos muros da prisão. A atividade aconteceu no mês de março, enquanto a Unidade Móvel esteve instalada no município. 

No contexto de estabelecimentos prisionais femininos, é fundamental garantir não apenas a segurança, mas também o bem-estar e a saúde das detentas. Uma abordagem eficaz para alcançar esse objetivo é por meio de programas educacionais em saúde. 

Nos corredores do Presídio Feminino Regional de Joinville, a saúde e o bem-estar das detentas são prioridades. Uma das atividades centrais dessa iniciativa foi uma roda de conversa com o tema "Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a Importância do Uso dos Preservativos", ministrada durante o mês da mulher pela técnica de atividades do Sesc Prainha, a Educadora em Saúde Ana Luiza Coutinho.
     
Com sua expertise e sensibilidade, proporcionou um espaço seguro e acolhedor para que as detentas pudessem discutir abertamente sobre questões relacionadas à saúde sexual e prevenção de IST.

Foram abordados tópicos como métodos de prevenção, importância do diagnóstico precoce e acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva. Além da roda de conversa e das atividades mencionadas anteriormente, é importante ressaltar que o Presídio Feminino Regional de Joinville conta em sua estrutura física com a UBS Presídio Feminino e que essa proximidade com os serviços de saúde facilita o acesso das mulheres encarceradas a cuidados médicos regulares e intervenções preventivas.  

Durante a iniciativa, diversos depoimentos espontâneos foram compartilhados pelas detentas, demonstrando a importância e o impacto positivo das atividades de educação em saúde. Segundo Ana Relatou que uma das detentas, compartilhou a seguinte história: 

Quando entrou no presídio e fez os exames rotineiros de entrada na UBS, descobriu que estava grávida e foi diagnosticada com HIV. Foi um choque para ela, ser presa, estar gestante e ainda HIV positivo, principalmente, porque descobriu que contraiu do namorado, pai de seu bebê. Agora ela dará início ao tratamento adequado.

Relatou também que a atividade foi uma oportunidade para tirar as dúvidas que tinha sobre a possibilidade de transmissão para o seu bebê e outras pessoas que viesse a se relacionar.   Iniciativas como essa não apenas melhoram a qualidade de vida das mulheres encarceradas durante sua sentença, mas também as preparam para uma reintegração bem-sucedida à sociedade.

Ao investir na educação em saúde dentro do sistema prisional, estamos investindo no potencial transformador dessas mulheres e na construção de comunidades mais saudáveis e resilientes. 

Técnica de atividades do Sesc Prainha, a Educadora em Saúde Ana Luiza Coutinho. / Bilhete de agradecimento feito pela equipe de saúde do Presídio Feminino de Joinville.     

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .