Sesc Saúde Mulher inicia atendimentos no Planalto Norte de SC

Projeto poderá realizar mais de 6,7 mil atendimentos em foco na prevenção e saúde da mulher em três cidades


03/05/2024 - Atualizado em 03/05/2024 - 385 visualizações

Sesc Saúde Mulher chega em Mafra na próxima semana

A partir do dia 7 de maio, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher começará os atendimentos no município de Mafra. A estrutura poderá realizar 6.784 exames de mamografia e Papanicolau, além de promover atividades de educação em saúde. Serão atividades para incentivar as mulheres a assumirem o controle de sua própria saúde, adotando hábitos saudáveis e realizando exames preventivos regularmente.

 O Sesc Saúde Mulher estará em Mafra de 07 de maio a 13 de dezembro e também atenderá aos municípios de Irineópolis e Porto União. O caminhão estará na Rua Jorge Sabatke 660, em Mafra, e os encaminhamentos para os exames são feitos via secretarias de saúde dos municípios.

Serviços oferecidos:

  • Exames de Mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos; 
  • Exames de Preventivo de Câncer de Colo de Útero (Papanicolau) para mulheres entre 25 e 64 anos.

Sesc Saúde Mulher em SC

O propósito do Saúde Mulher é realizar o rastreamento do câncer de mama e câncer do colo do útero e ainda contribuir com a melhoria da assistência da saúde da mulher existente no país, seguindo o protocolo do Instituto Nacional do Câncer e do Ministério da Saúde (INCA/MS).

Em 2023, foram firmadas parcerias com as cidades de Navegantes, São José, Itapoá e Porto Belo, Urubici, Ponte Serrada, Campos Novos e Catanduvas em consórcio com Água Doce e Jaborá. As duas Unidades Móveis realizaram 4.322 exames de Papanicolau e 5.670 mamografias. 

Por meio desses dados, o Sesc vem ampliar seu raio de abrangência ao oferecer atendimento de saúde da mulher em unidades móveis que contam com um mamógrafo digital e uma sala preparada para realização dos exames de Papanicolau. Além dos exames, são realizadas ainda ações educativas com temáticas como planejamento da vida reprodutiva, prevenção à violência de gênero e infecções sexualmente transmissíveis (IST). O projeto é desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais, que fornecem toda a estrutura para a instalação e operacionalização do projeto.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .