Sesc Saúde Mulher inicia atendimentos em Maravilha

Serviços oferecidos gratuitamente seguem até 12 de julho de 2024 no Extremo Oeste catarinense


02/04/2024 - Atualizado em 02/04/2024 - 755 visualizações

Sesc Saúde Mulher oferece serviços gratuitos em Maravilha

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher começou os atendimentos Maravilha. O ato inaugural aconteceu nesta terça-feira, 02 de abril, com a presença de autoridades e comunidade local. A estrutura oferece gratuitamente, a partir de 03 de abril, os serviços de mamografia digital, exame citopalógico (Papanicolau que previne o câncer de colo uterino), além de diversas ações educativas para a promoção em saúde.

A Unidade Móvel está localizada Avenida Euclides da Cunha, Centro de Maravilha, e mais informações estão disponíveis na Secretarias de Saúde do Município ou nas Unidades Básicas de Saúde. Os atendimentos seguem até o dia 12 de julho.

A estimativa é realizar aproximadamente 1.200 mamografias, 1.200 exames Papanicolau e em torno de 2.200 atendimentos em educação em saúde até 12 de julho. A Unidade atenderá de segunda a quinta-feira. Os exames são agendados previamente no centro de especialidades do município.

“O Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, declara Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde do Sesc em Santa Catarina.

“Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente em pacientes em que o tumor está nos estágios iniciais”, finaliza Jéssica.

A primeira paciente atendida na Unidade Móvel, em Maravilha, Tania Biazussi Rigo destacou o atendimento recebido. “Gostei e fui muito bem atendida pela profissional. Acho importante o cuidado com a saúde da mulher e os exames preventivos. Chegar aqui e ser atendida já no primeiro dia foi muito bom. O projeto vai contribuir bastante para a população da cidade”, falou Tania.

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.

A interiorização e acesso à serviços de saúde são alguns dos objetivos do projeto. Além disso, o Sesc Saúde Mulher contribui para a detecção precoce de várias doenças, colaborando para a melhoria da saúde das mulheres.

A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde. A unidade percorre o Estado de SC, permanecendo em torno de 45 dias em cada município parceiro. São realizados até 32 exames papanicolau e 32 mamografias todos os dias.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

Inauguração do Sesc Saúde Mulher em Maravilha

Inauguração do Sesc Saúde Mulher em Maravilha

Inauguração do Sesc Saúde Mulher em Maravilha

Inauguração do Sesc Saúde Mulher em Maravilha

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .