Sesc participa da Campanha Visão no Esporte do Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Nossas Unidades realizam ações educativas para conscientizar sobre os cuidados oculares durante a pratica atividades físicas


05/03/2024 - Atualizado em 05/03/2024 - 347 visualizações

Visão no esporte

A visão é um dos nossos cinco sentidos e seus órgãos são os olhos. É através dela que enxergamos o mundo, as pessoas que amamos e temos mais facilidade para realizar as tarefas do dia a dia.

Por ser tão importante, ter cuidados com a visão e os olhos são fundamentais em muitos momentos da vida e na prática esportiva não é diferente. Os benefícios do esporte e da prática regular de atividades físicas são incontestáveis, contribuem na prevenção de doenças, melhoraram a disposição, autoestima, cognição e trazem inúmeros outros benefícios.

Para alertar sobre a importância dos cuidados com a visão na prática de atividades físicas, o Sesc-SC uniu-se à campanha nacional “Visão no Esporte”, realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Ao longo deste mês de março, a Instituição realiza ações que educam e conscientizam sobre os cuidados oculares durante a pratica atividades físicas.

O ápice da iniciativa ocorrerá no dia 16 de março (sábado), com uma maratona virtual que oferecerá conteúdo de qualidade sobre a importância do esporte e seus benefícios, além de alertar os praticantes de atividades físicas que esse bom hábito deve vir acompanhado de cuidados regulares, inclusive com a visão. Todas as atividades serão transmitidas em um evento on-line no canal do CBO no YouTube, com a participação de médicos, gestores e atletas.

Nesta data, as  nossas Unidades realizam ações da campanha durante o Aulão Show da Rede de Academias. Em alguns locais, serão oferecidos testes de acuidade visual gratuitos para os participantes, juntamente com as ações de conscientização sobre a importância deste exame para a saúde no cotidiano e no esporte.

Dicas de cuidados com os olhos ao praticar atividades físicas

A maioria das pessoas desconhece os cuidados que deve se ter com os olhos durante a prática de alguma atividade física. A incidência dos raios solares e impactos na região da cabeça podem ser alguns dos causadores de problemas na região dos olhos.

Confira as dicas que o CBO traz para cuidar dos olhos no momento que está praticando algum esporte ou atividade física:

  • Se você pratica natação ou alguma outra atividade na água, use óculos de proteção próprios.
  • Proteja seus olhos nas atividades ao ar livre. Use óculos de sol específicos para práticas esportivas, inclusive em dias nublados.
  • Não leve as mãos sujas aos olhos.
  • Se você pratica esporte de contato, use os equipamentos de proteção de maneira correta e evite impactos fortes na região da cabeça.
  • Consulte regularmente o oftalmologista para exames de rotina.

Colaboração: Ana Maria Roberti, Analista de Programação Social - Gerência de Saúde e Assistência

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .