Sabores da Estação: nos restaurantes do Sesc e também na sua casa!

No Dia Nacional da Saúde e Nutrição Sesc lança receitas de pratos saudáveis feitos com ingredientes da estação e aproveitamento integral dos alimentos


31/03/2023 - Atualizado em 31/03/2023 - 621 visualizações

O primeiro passo para manter uma boa saúde é cuidar da alimentação e isso inclui o consumo diário de frutas, legumes e verduras. Escolher ingredientes frescos, típicos da estação e aproveitar integralmente seus nutrientes são medidas recomendadas pelo nutricionista do Sesc, Leonardo Surna, para construção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis. 

O outono oferece uma variada gama de opções para comer bem e barato. Com a maior oferta, o preço cai e dá para levar mais qualidade e quantidade para casa. "As frutas e verduras se adaptam melhor a determinadas épocas do ano, é natural que, nesse período, se desenvolvam e captem mais nutrientes", disse. 

Por isso, podem apresentar valor nutricional maior do que quando consumidas fora de época e sabores mais intensos e suculentos", explica Leonardo Surna. São muitas as opções disponíveis em variedade e quantidade a partir de abril: abacate, banana, limão, maracujá, mexerica, alface, aspargo, beterraba, brócolis, cenoura, couve, chuchu, couve-flor, espinafre, milho verde, repolho, tomate, rúcula e vagem são alguns dos ingredientes que estarão presentes no projeto Sabores da Estação.

Sabores da estação

Toda quinta-feira, os restaurantes do Sesc em todo estado de Santa Catarina, vão colocar em prática o projeto Sabores da Estação. Mais do que oferecer opções nutritivas, saborosas, preparadas com ingredientes da estação, o projeto trabalha a educação nutricional, com divulgação de receitas simples, acompanhadas de ficha técnica e tabela nutricional, para que as pessoas possam praticar em casa, as práticas disseminadas pelo Sesc. 

Serão mais de 200 preparações ao longo do ano, servidas às quintas-feiras no buffet, de acordo com o produto da estação e divulgadas nos canais de comunicação do Sesc com informações sobre os benefícios dos alimentos e orientações sobre como prepará-las. 

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3 - Saúde e Bem-Estar e ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis) em nossos restaurantes.

Receita de Guacamole

Ingredientes:

1 colher de sopa de cebola em cubos

2 colheres de sopa de tomate em cubos 

300g de abacate 

Suco de 1 limão

1 colher de sopa de salsa fresca

Sal a gosto 

Modo de preparo

Selecionar, higienizar e sanitizar as hortaliças e frutas.  Descascar a cebola e cortar em cubos bem pequenos. Cortar o tomate em cubos pequenos (sem a semente).  Picar a salsa. Retirar a polpa do abacate e amassar Misturar com os demais ingredientes. Colocar em refratário de vidro e conservar na geladeira. 

 Rendimento: 4 porções

1 Comentários

Cristiani Gselles Ouriques

05/04/2023 Gostei muito das dicas e da receita de Guacamole ...

Publicado à 1 ano


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .