Outubro Rosa: Sesc Saúde Mulher realiza mais de 4000 exames em SC

Unidades móveis do Sesc promovem acesso à saúde em municípios catarinenses


23/10/2023 - Atualizado em 27/10/2023 - 997 visualizações

Sesc Saúde Mulher realiza mais de 4 mil exames

O mês de outubro é marcado por ações alusivas ao combate ao Câncer de Mama. No Sesc Santa Catarina, além das atividades educativas que marcam o Outubro Rosa, as Unidades Móveis Sesc Saúde Mulher contribuem com a melhoria da assistência e acesso à diversas mulheres. O projeto oferece exames de Papanicolau e mamografia para rastreamento do câncer de mama.  

  Só em 2023, foram realizadas mais de 4000 mamografias, conseguindo encaminhar para continuidade para exames de diagnóstico e tratamento, se necessário, do câncer de mama em torno de 100 mulheres. Neste ano, a Unidade Móvel já atendeu mais de 20 municípios catarinenses. 

Em cada caminhão, são realizados procedimentos de exames complementares e coleta de material para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, que incorporam e se conjugam a ações educativas operacionalizadas como processo e valorizadas como parte integrante do atendimento humanizado à mulher. 

Atuando em parceria com os municípios, o projeto deixa marcas evidentes do cumprimento de seu papel social, reforçando o propósito do Sesc de desenvolver ações voltadas ao bem-estar e ao resgate da cidadania.  

O Sesc Santa Catarina conta com duas Unidades do Sesc Saúde Mulher itinerantes, que estarão nas cidades de Catanduvas e Porto Belo até 1º de dezembro.

Confira a abaixo os depoimentos das mulheres atendidas em alguns municípios.