Nhoque da Fortuna com Ragu de Linguiça Blumenau é a receita do mês no Sesc-SC


Escutar a Notícia

26/09/2025 - Atualizado em 26/09/2025

Nhoque da Fortuna acontece no Sesc-SC no dia 29 

No dia 29 de cada mês, os restaurantes do Sesc-SC mantêm viva a tradição italiana de comer nhoque como um ritual de prosperidade. Conhecida como “Nhoque da Fortuna”, a prática é cercada de simbolismo: deve-se colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato e fazer um pedido para atrair boas energias e abundância. Na próxima segunda-feira (29/09), a receita em destaque será Nhoque com Ragu de Linguiça Blumenau.

O prato une a massa artesanal ao sabor marcante e levemente defumado da tradicional linguiça catarinense. O ragu é preparado lentamente, resultando em um molho encorpado e cheio de aromas, que torna a combinação irresistível.

Celebrar o Nhoque da Fortuna com Ragu de Linguiça Blumenau é unir tradição, cultura e sabor, transformando a refeição em um momento de boas lembranças e esperança de dias prósperos. Uma experiência gastronômica que vai muito além da mesa: é uma forma saborosa de celebrar a vida.

Nhoque da Fortuna no Sesc

O projeto Nhoque da Fortuna traz uma receita especial a cada mês no cardápio dos Restaurantes do Sesc-SC. Os pratos são preparados com ingredientes frescos, sob supervisão da equipe de nutricionistas, garantindo qualidade e sabor. É uma oportunidade para quem acredita (ou não) na tradição experimentar essa delícia todo dia 29.

Segundo a lenda, para garantir fortuna e sorte no mês, é preciso comer sete unidades de nhoque no dia 29, sempre com uma nota de dinheiro embaixo do prato. A tradição também recomenda comer cada nhoque separadamente, fazendo um pedido a cada mordida.

Nhoque com Ragu de Linguiça Blumenau 

Ingredientes: 

  • 300 g de linguiça Blumenau (ou similar, defumada) 
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados 
  • 800 g de tomate pelado (ou 2 latas)
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate 
  • 100 ml de vinho tinto seco (opcional, mas recomendado)
  • 1 folha de louro * 1 pitada de açúcar (para corrigir acidez)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto 
  • 1 colher (chá) de orégano seco
  • 1 colher (chá) de manjericão seco (ou fresco no final)
  • 50 g de queijo parmesão ralado (para finalizar) 
  •  Salsinha fresca picada (opcional) .

Modo de Preparo
Retire a pele da linguiça Blumenau e pique em pedaços pequenos ou esmigalhe com as mãos;
Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar translúcida.;
Adicione o alho e refogue por mais 30 segundos;
Coloque a linguiça na panela e frite até soltar a gordura e ficar levemente dourada;
Acrescente o vinho tinto e mexa, deixando evaporar o álcool (cerca de 2 minutos);
Junte os tomates pelados (amasse-os com a colher), o extrato de tomate, a folha de louro, orégano, manjericão, sal, pimenta e a pitada de açúcar;
Deixe cozinhar em fogo baixo por 20 a 25 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar;
Ajuste o sal, retire a folha de louro e finalize com salsinha fresca;
Sirva sobre o nhoque e polvilhe parmesão ralado.

Sobre o Sesc-SC

O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.

A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 50 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .