Sesc soma esforços à campanha Novembro Azul com ações de conscientização

Movimento mundial reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, segundo mais comum entre os homens


09/11/2023 - Atualizado em 09/11/2023 - 293 visualizações

Novembro azul

A Campanha Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para alertar sobre o câncer de próstata e sua maior forma de combate: a prevenção. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do de pele.

Historicamente, o público masculino realiza um número menor de idas aos consultórios médicos e realizam menos exames clínicos em comparação à mulheres, o que faz com que muitas enfermidades só sejam diagnosticadas em estágio avançado, dificultando muito o efeito dos tratamentos e podendo levar a um maior número de óbitos, a exemplo do câncer de próstata.

A Campanha tem como ação norteadora alertar sobre a gravidade do câncer de próstata e a importância dos exames preventivos, buscando incentivar os homens ao autocuidado.

Programação do Sesc

O Sesc Santa Catarina por meio da campanha Novembro Azul soma esforços na ação global, reiterando o compromisso com a Agenda 2030, precisamente contribuindo para o ODS 3 – Saúde e Bem Estar. Durante este mês, a Instituição realiza uma série de programações dialogando sobre esse tema. Busque a Unidade mais próxima e participe

Incidência

De acordo com especialistas, estima-se 704 mil casos novos para o triênio 2023-2025. Conforme os últimos dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2021 houve cerca de 16.300 mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, o que representa 44 homens morrendo por dia em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

Fatores de risco

Segundo informações do INCA, “a idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade.

Prevenção 

Os fatores de prevenção do Câncer de Próstata, assim como de outros cânceres e doenças estão ligados aos hábitos de vida: 

  • Prática de atividade física; 
  • Alimentação saudável;
  • Manutenção do peso corporal adequado; 
  • Não ser tabagista; 
  • Evitar consumo de álcool.  

Sinais e sintomas

Em estágios iniciais da doença, pode não haver sintomas. Porém quando apresenta, alguns comuns são: 

  • Dificuldade de urinar; 
  • Demora em começar e terminar de urinar;  
  • Sangue na urina;  
  • Diminuição do jato de urina; 
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Esses sinais e sintomas também estão ligados a alterações benignas da próstata. Caso esteja com algum deles, é indicado procurar ajuda de um profissional de saúde para avaliação.

Diagnóstico

A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). O exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como avaliar outros problemas na próstata. Outro exame realizado é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA), feita através de coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Contudo, especialistas ressaltam que é importante, mesmo com os níveis elevados do PSA, que se observe a existência de outras condições benignas na próstata. 

Vencendo Tabus

Embora seja uma doença comum e de grande impacto na saúde e qualidade de vida masculina, muitos homens ainda evitam conversar sobre esse assunto ou realizar seus exames de rotina. Superar o machismo e preconceitos relacionados ao autocuidado masculino ainda é tabu para muitas pessoas e um dos maiores desafios para que o diagnóstico seja feito precocemente

Fonte

Colaboração: Ana Maria Roberti, analista de Programação Social do Sesc-SC 
Referências: Instituto Nacional do Câncer – INCA MINISTÉRIO DA SAÚDE

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .