Aprenda receitas saborosas e saudáveis com o Sesc

Projeto Sabores da Estação divulga receitas com alimentos da safra e aproveitamento integral dos alimentos


10/05/2023 - Atualizado em 15/05/2023 - 776 visualizações

As frutas, verduras e legumes podem ser aproveitados de forma integral em preparações que vão desde saladas, tortas, molhos até sobremesas. Em alguns casos, o alimento é utilizado em uma receita e sua casca, talo ou folha são utilizados em outra, diversificando ainda mais o seu uso no cardápio.

Toda quinta-feira, os restaurantes do Sesc em Santa Catarina realizam o projeto Sabores da Estação. Além de oferecer no buffet opções diversificadas, nutritivas e saudáveis, projeto contribui com a sustentabilidade e contribui para a economia de base local.

Foram pensadas mais de 200 preparações, com cinco opções diferentes por semana. Além de servir os alimentos  nos 16 restaurantes, o projeto promove a educação nutricional com a divulgação das receitas para o público. São pratos diferentes, de fácil preparo, que vão transformar o almoço de todo dia em algo especial. Os ingredientes incluem frutas, legumes e verduras da estação e regionais, considerando questões de qualidade nutricional e características sensoriais.  

Os cardápios serão compostos por variedades de saladas, molhos, acompanhamentos, opções de carnes e de sobremesas, elaborados e supervisionados por nutricionistas.

Os restaurantes do Sesc  têm como missão promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de seus clientes, pautando suas ações pelo conceito de Segurança Alimentar e Nutricional, fornecendo uma alimentação que estimule práticas alimentares e estilos de vida saudáveis. Este projeto vai maximizar os nossos propósitos, afirma Leonardo Surna, nutricionista do Sesc.

Confira nosso cardápi, toda quinta, no site do Sesc. Venha almoçar com a gente, preços especiais e qualidade no seu prato.

Cardápio do Sabores da Estação desta quinta-feira 

Salada de Acelga

Molho de kiwi para salada 

Farofa de maracujá com castanha 

Risoto de berinjela 

Torta de talos e folhas de couve-flor

Risoto de Berinjela

Ingredientes

1 dente de alho

1 colher (sopa) de óleo

1  xícara (chá) de tomate com pele e semente  

2 unidades médias de berinjela 

Água o suficiente

1 ½ xícara (chá) de arroz 

Sal a gosto

Curry a gosto 

2 colheres (sopa) de queijo ralado 

Modo de preparo Em uma panela, refogue o alho no óleo. Acrescente os tomates picadinhos e a berinjela sem casca cortada em quadradinhos. Adicione o arroz e adicione ao refogado. Verifique a água de cocção. Se necessário,  adicione sal. Depois de pronto, acrescente o queijo ralado. Rendimento: 4 porções

A berinjela possui fibras, cálcio, o magnésio, o potássio e as vitaminas A, B e C, compostos fenólicos, flavonoides e carotenoides. A berinjela apresenta importante papel na prevenção de doenças como câncer, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas e doenças hepáticas.

O consumo de alimentos da estação possui diversos benefícios

Mais sabor e mais nutrientes: As frutas e verduras se se adaptam melhor a determinadas épocas do ano, é natural que elas se desenvolvam e captem mais nutrientes. Por esse motivo, podem apresentar valor nutricional maior do que quando consumidas fora de época e sabores mais intensos e suculentos. ·         

Cuidado com o meio ambiente: As plantações fora de época, utilizam-se do uso de agrotóxicos, pesticidas e outros compostos químicos que auxiliam no desenvolvimento das frutas, legumes e verduras. Essa atividade pode contaminar não somente os alimentos, como os lençóis freáticos e o solo da região. 

Consumir folhas, legumes e verduras da estação é uma maneira de aplicar o consumo consciente ao seu dia a dia, garantindo a sustentabilidade da produção e tornando-a mais segura para o planeta. 

Benefícios para o seu bolso: A produção de folhas, verduras e legumes em sua época de safra demanda menores interferências químicas e humanas, é natural que o seu valor final seja significativamente menor, quando comparado com o de frutas produzidas fora de época.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .