Ações com o cão terapeuta Lycan espalham sorrisos no Sesc Chapecó

Atividades marcaram o Dia Mundial da Saúde Bucal e Dia Internacional da Felicidade


22/03/2024 - Atualizado em 22/03/2024 - 731 visualizações

Sesc Chapecó promove ações com cão terapeuta Lycan

O Sesc Chapecó comemorou o Dia Mundial da Saúde Bucal e o Dia Internacional da Felicidade com uma iniciativa especial. O cão terapeuta Lycan participou de atividades com crianças e adultos no último dia 20 de março. Durante essas ações, foi possível destacar a importância dos cães no apoio emocional aos pacientes e seu trabalho fundamental nos hospitais.

Além de mostrar os benefícios de suas ações, Lycan participou de uma apresentação de com o Bombeiro Cabo Miotto e o grupo de palhaço Mirtilo para as crianças e clientes do Sesc Chapecó.

Articuladora da ação, a técnica de Educação em Saúde do OdontoSesc de Chapecó, Tamires Isabel Razeira Angelim Ross, fala sobre como surgiu a ideia. “Conheci o Lycan na minha vivência como bombeira comunitária no Corpo de Bombeiro Militar de Santa Cataria (CBMSC), e tive a oportunidade de ver ele em ação pela primeira vez no Hospital Regional do Oeste. A dupla, cão e Bombeiro Militar Miotto, desempenham um excelente papel nas alas de oncologia, UTI, principalmente, no suporte emocional”, explica.

Além de mostrar os benefícios de suas ações, Lycan participou de uma apresentação de com o Bombeiro Cabo Miotto e o grupo de palhaço Mirtilo para as crianças e clientes do Sesc Chapecó.

Os pais ficaram emocionados com o resultado e o impacto que isso gerou nas crianças. O evento marcou a retomada da alegria da nossa criança interior, onde lembramos os sorrisos espontâneos."

Lycan também participou do atendimento de odontopediatria de três crianças com traumas prévios. Foi possível perceber o papel dele desde a redução do estresse e ansiedade, fortalecimento da autoestima, tornando o atendimento uma experiência positiva e cheia de emoções.