A importância da saúde bucal desde primeiro ano de vida


23/10/2017 - Atualizado em 03/11/2017 - 349 visualizações

A atenção à saúde bucal deve ser iniciada preferencialmente no primeiro ano de vida. Reconhecendo a importância dos pais na prevenção dos danos causados pela falta do cuidado bucal, a equipe de odontologia do Sesc em São Miguel do Oeste realiza ações educativas sobre o assunto, em parceria com a Educação Infantil. Nossa equipe recebe visitas das turmas e realiza demonstrações de procedimentos básicos, enfatizando a escovação como forma primordial de prevenção e esclarecendo a forma adequada de realizá-la.

Problemas bucais podem causar dor, infecção, dificuldades de fala ou mastigação, aparência e/ou mau cheiro, influenciando na saúde geral. Podendo ocasionar, entre outros fatores, ausência escolar, impedimento de relacionamento, que na adolescência é uma fase de descobertas, tensões, conflitos. Logo, profissionais e responsáveis têm papel de extrema relevância. 

Quando os pais estiverem bem informados dos possíveis malefícios de, por exemplo, oferecer mamadeira com líquidos açucarados, associados à higienização deficiente; da importância de uma dieta balanceada/equilibrada; do uso supervisionado do flúor e do zelo quanto higiene oral, assim como da visita ao dentista, seria mais fácil impedir a fixação de maus hábitos e carregariam consigo a magnitude do cuidado para o resto da vida.

Colaboração: Joiciane Pagliarini, técnica de Saúde; Cinthia Federhen Barreto, dentista; e Aline Faustino Faria, assistente em saúde bucal do Sesc em São Miguel do Oeste.




A importância da saúde bucal deste primeiro ano de vida

A importância da saúde bucal deste primeiro ano de vida

A importância da saúde bucal deste primeiro ano de vida

A importância da saúde bucal deste primeiro ano de vida

A importância da saúde bucal deste primeiro ano de vida

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .