Cultura

Atividades acontecem de 14 a 18 de maio, em celebração ao Dia Internacional dos Museus

Semana Nacional de Museu é realizada no Museu de Florianópolis Sesc 

O Museu de Florianópolis Sesc participa da 23ª Semana Nacional de Museus, que será realizada de 14 a 18 de maio. Com o tema “O futuro dos museus: sustentabilidade e bem-estar”, a iniciativa promove atividades que ressaltam a importância dessas instituições na valorização da cultura e na construção de comunidades mais conscientes e engajadas.

A programação no Museu contará com oficinas, mesa de debates, apresentações artísticas, sessão de curtas-metragens e outras ações abertas ao público.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus ocorre em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A proposta é mobilizar instituições em todo o país para fomentar reflexões, ampliar o acesso à cultura e fortalecer a relação dos museus com a sociedade.

Todas as atrações no Museu de Florianópolis são gratuitas. Para participar, basta comparecer à recepção e retirar a pulseira de identificação.

Sobre a Semana Nacional de Museus

Realizada anualmente pelo Ibram, a Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural em homenagem ao Dia Internacional dos Museus. A iniciativa incentiva a participação de museus de todo o Brasil em uma programação especial, que reforça o papel dessas instituições como espaços de diálogo, memória, educação e transformação social.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, foi instituído pelo International Council of Museums (ICOM) para destacar a relevância dos museus no desenvolvimento cultural das comunidades. A data é uma oportunidade para aproximar os museus do público e valorizar seu papel na preservação da história e na difusão do conhecimento.

Programação do Museu de Florianópolis 
14/05 (qua)
10h | Oficina “Construindo Zines para o futuro” por Pati Peccin
14h | Oficina “Construindo Zines para o futuro” por Pati Peccin 

15/05 (qui)
16h | Mesa de debate: Mesa de debate “Patrimônio Imaterial: construindo o futuro de Florianópolis” Com Roberta de Paula Braz (Projeto Tekoa Pirá), Francisco do Valle Pereira (Núcleo de Estudos Açorianos) e Mariela Silveira (NAUI - Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural). Mediação: Artur Hugo (Rancho Cultural)  

16/05 (sex)
16h | Sessão de curtas: especial Patrimônios Imateriais de Florianópolis - Garapuvu: tronco de fazer canoa (2024); Relíquias de um Terno de Reis (2013); Histórias de vida no berço do berbigão (2024); Mbyarekombaraete (2020).

17/05 (sab)
10h | Caminhada fotográfica de velhos futuros por Rancho Cultural
 11h | Apresentação Banda da Lapa
14h | Apresentação de Terno de Reis da Costa de Cima

18/05 (dom)
 10h | Percurso História do Presente: memórias e cotidiano negro em Florianópolis por Julia Rossler 
  11h | Apresentação “Contos e Encantos da Ilha de Santa Catarina” por Felícia Fleck
  14 | Sessão de curtas: especial Patrimônios Imateriais de Florianópolis: Garapuvu: tronco de fazer canoa (2024); Relíquias de um Terno de Reis (2013); Histórias de vida no berço do berbigão (2024); Legado Indígena: Erva-Mate e Chimarrão (2024)