A primeira exposição a ocupar o espaço permaneceu em cartaz até setembro de 2022 e teve como característica central o uso da interatividade e de recursos tecnológicos para a abordagem da temática folclórica do Boi de Mamão. Em 13 de setembro de 2022, a sala recebeu a mostra “Leão da Ilha x Furacão do Estreito – 100 anos de Memórias”, aberta à visitação até 13 de março de 2023.
Em seguida, em celebração aos 350 anos de Florianópolis, foi inaugurada a exposição “Invasão Espanhola de 1777”, que apresentou ao público um episódio histórico ainda pouco conhecido da cidade.
Em 13 de setembro de 2023, marcando os 77 anos do Sesc SC, ocorreu a abertura da mostra “A Natureza que aqui habita”, disponível para visitação até 20 de novembro de 2024.
Em 28 de novembro de 2024, em comemoração ao terceiro aniversário do Museu de Florianópolis, foi inaugurada a exposição temporária “Jornada Cartográfica – Passado e presente dos mapas de Florianópolis”.
Atualmente, a Sala de Exposições Temporárias retomará um grande sucesso de público: a mostra interativa do Boi de Mamão, com nova temporada que será inaugurada em 15 de dezembro de 2025, permanecendo aberta à visitação até abril de 2026.
Boi de Mamão
Visitação: 15 de dezembro de 2025 a abril de 2026
O Boi de Mamão é uma dança folclórica estimada pelos habitantes de Florianópolis. Ela narra a história da morte do boi, que não é aceita pelo seu dono Mateus e vai em busca de um médico para ressuscitá-lo. Mas apesar disso a história não é nada triste. Durante o enredo, vários personagens aparecem com suas danças: o ágil cavaleirinho, a rodopiante Maricota, a danada da Bernunça, entre muitos outros. Ao final da saga o boi volta à vida e todos comemoram com muita dança e cantoria! Convidamos a todos os visitantes do museu a interagirem com essa cultura tradicional da cidade, colorindo seus próprios personagens e fazendo estes ganharem vida na apresentação visual disponível na exposição.
Concepção Expográfica: Cafundó Estúdio Criativo
Jornada Cartográfica - Passado e presente dos mapas de Florianópolis
Visitação: 28 de novembro de 2024 a 08 de dezembro de 2025
A exposição explora a história da cartografia, desde o Neolítico, há cerca de 9 mil anos, até os dias atuais. O público poderá conhecer uma seleção de objetos históricos utilizados na elaboração de mapas desde o século XIX, além de contar com um espaço interativo, com jogos e atividades práticas de criação de mapas. Esta exposição é resultado da parceria entre o Museu de Florianópolis Sesc, a Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana (SMPIU) e o Museu de Topografia e Geodésia Professor Enio Miguel de Souza do IFSC.
A natureza que aqui habita - Encerrado
Visitação: 13 de setembro de 2023 a 20 de novembro de 2024
A exposição temporária propõe uma imersão em três ambientes naturais presentes em Florianópolis: Mata Atlântica, Manguezal e Oceano Atlântico. Nela o visitante terá a sensação de estar nesses ambientes e também poderá interagir com os animais que aparecem ao longo da projeção. Indicado para toda a família, o espaço é um lugar de contemplação e de desaceleração do cotidiano.
Concepção Expográfica: Cafundó Estúdio Criativo
Invasão Espanhola de 1777 - Encerrado
Visitação: 22 de março de 2023 a 04 de setembro de 2023
A nova exposição temporária conta a história do período de 1 ano e 4 meses em que a Ilha de Santa Catarina esteve sob o domínio espanhol. Na época, os militares portugueses deixaram seus postos diante do poderio da armada com mais de cem navios de guerra espanhóis. O público pode ressignificar essa história defendendo o território em uma batalha virtual com direito a "bolas de canhão".
A exposição é indicada para todas as idades, sendo um ótimo espaço para encontros em família, amigos e interessados no assunto.
Leão da Ilha x Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias - Encerrado
Visitação: 14 de setembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023
A exposição temporária "Leão da Ilha X Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias" faz parte do projeto Territórios - O que cabe num Museu? O projeto consiste em ofertar ao público uma exposição temporária e interativa no Museu de Florianópolis, com início no dia 13/09/2022 e encerramento em 28/02/2023.
Neste ano de 2022, a proposta é apresentar o universo do futebol e da disputa entre os dois times da capital catarinense, tendo em vista que, no ano de 2021, o Figueirense Futebol Clube completou 100 anos de história, e no ano de 2023 o Avaí Futebol Clube completará também 100 anos de criação. Assim, a exposição busca trazer um pouco da história dos times e também dos confrontos entre os mesmos.
Com caráter interativo, a exposição propõe ampliar as possíveis narrativas construídas no espaço museal, e nesta, em especial, buscar uma aproximação com um público que normalmente não frequenta o espaço do Museu. O espaço expositivo foi todo ambientado com o tema futebol, e contará com acervos dos times Avaí e Figueirense e também uma projeção interativa com chute a gol, momento no qual o visitante poderá escolher por qual time irá jogar.
Concepção Expográfica: Cafundó Estúdio Criativo
Boi de Mamão - Encerrado
Visitação: 24 de novembro de 2021 a 05 de setembro de 2022
O Boi de Mamão é uma dança folclórica estimada pelos habitantes de Florianópolis. Ela narra a história da morte do boi, que não é aceita pelo seu dono Mateus e vai em busca de um médico para ressuscitá-lo. Mas apesar disso a história não é nada triste. Durante o enredo, vários personagens aparecem com suas danças: o ágil cavaleirinho, a rodopiante Maricota, a danada da Bernunça, entre muitos outros. Ao final da saga o boi volta à vida e todos comemoram com muita dança e cantoria!
Convidamos a todos os visitantes do museu a interagirem com essa cultura tradicional da cidade, colorindo seus próprios personagens e fazendo estes ganharem vida na apresentação visual disponível na exposição.
Concepção Expográfica: Cafundó Estúdio Criativo