Neste ano, uma das novidades da área de Lazer do Sesc foi a modalidade Esportes de Ação, já implementada nas unidades de Rio do Sul e Canoinhas.
A proposta reúne práticas dinâmicas e desafiadoras — como skate, ciclismo, parkour e escalada — que estimulam agilidade, equilíbrio, coordenação e criatividade motora.
Após o sucesso da instalação da parede de escalada no Sesc Canoinhas, foi a vez do Sesc Rio do Sul receber o equipamento e promover o curso de capacitação dos instrutores, realizado em novembro.
A estrutura será utilizada nas aulas de Esportes de Ação e em eventos esportivos e recreativos da unidade.
Professores da Escola Sesc também participaram da formação, ampliando as possibilidades pedagógicas nas aulas de Educação Física e oferecendo novas experiências aos estudantes.
Os esportes radicais têm conquistado cada vez mais espaço, reforçando valores como superação, tomada de decisão, desafio e interação com o ambiente.
A escalada, em especial, promove:
- Força e resistência muscular
- Coordenação, equilíbrio e agilidade
- Percepção espacial e resolução de problemas motores
- Autoconfiança, resiliência e controle emocional
A prática dialoga diretamente com os conteúdos de esportes urbanos previstos na BNCC, aproximando a escola da cultura juvenil contemporânea e ampliando o repertório de práticas corporais disponíveis aos alunos.
“O treinamento na parede de escalada traz aprendizados diversos. Ele desafia cada participante a conhecer seus limites e revela habilidades que muitas vezes estavam adormecidas. O projeto oferece oportunidades significativas, principalmente por dialogar com os desafios da idade, além de afastar crianças e adolescentes da rotina sedentária.”, Simone Alves Correia Santos – Técnica de Lazer, Sesc Rio do Sul.
“A escalada contribui para o desenvolvimento motor, socioemocional e pedagógico. Ela exige planejamento de movimentos, força muscular e percepção espacial, ao mesmo tempo em que fortalece autoconfiança e cooperação. Integrar a prática ao estudo dos esportes urbanos torna as aulas mais contemporâneas, conectadas com a realidade dos alunos e culturalmente relevantes.”, Juliana Sebold – Professora de Educação Física Escolar, Sesc Rio do Sul.
Para 2026, o Sesc Santa Catarina prevê ampliar o número de unidades que ofertam a modalidade Esportes de Ação, levando a mais crianças e adolescentes a oportunidade de explorar práticas inovadoras, cheias de movimento, desafios e descobertas.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários