Turmas da Formação Esportiva do Sesc aliam esporte ao desenvolvimento de habilidades para a vida


Escutar a Notícia

11/11/2025 - Atualizado em 11/11/2025

Nos meses de setembro e outubro, os alunos da Formação Esportiva do Sesc Santa Catarina puderam vivenciar de forma prática e reflexiva o valor Trabalho em Equipe, uma das habilidades para a vida (life skills) promovidas pela instituição, e que foi explorado em diversas modalidades e faixas etárias nas unidades do Sesc em Santa Catarina.  

No contexto esportivo do Sesc, o trabalho em equipe é definido como o encadeamento de ações de um grupo a partir de funções determinadas para cada indivíduo, com o intuito de alcançar um objetivo em comum. É unir esforços com os colegas, reconhecendo que o sucesso coletivo depende da cooperação, da escuta e do respeito mútuo.  

Desde 2023, o Sesc-SC vem fortalecendo um novo olhar sobre a formação esportiva, investindo na capacitação de seus instrutores com base na perspectiva do Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ) — uma abordagem da psicologia positiva que entende que todo indivíduo possui potencial para um futuro de sucesso.  

No esporte, essa visão ultrapassa o desempenho técnico e busca promover competências socioemocionais, como empatia, comunicação, honestidade, respeito e o próprio trabalho em equipe. Em um ambiente acolhedor, ético e orientado ao desenvolvimento humano, o esporte torna-se um espaço fértil para o aprendizado que vai muito além das quadras.  

Confira algumas das experiências realizadas:

Sesc Tubarão – Instrutora Angelita Bruning de Souza 

A atividade “Cesta em equipe” convidou os alunos a trabalharem a cooperação e a coordenação de forma divertida. 

Cada participante segurava um barbante preso a um bambolê, e o desafio era mover o arco para marcar pontos sem deixá-lo cair, apenas ajustando a tensão dos barbantes.  

As crianças perceberam rapidamente que cada um tinha um papel essencial e que o êxito do grupo dependia da sincronia entre todos. 

Na roda de conversa final, surgiram reflexões valiosas sobre responsabilidade individual, paciência e cooperação, com os próprios alunos destacando como pequenas atitudes individuais impactam o coletivo. 

Sesc Chapecó – Instrutora de Karatê Tais Cristina da Silva 

Mesmo em uma modalidade individual como o karatê, o trabalho em equipe foi integrado às aulas por meio de atividades dinâmicas e colaborativas.  

No jogo “Morto-Vivo Adaptado”, as posições do karatê substituíram os tradicionais comandos, e os alunos se revezaram na liderança, exercitando comunicação e escuta ativa. 

Já na brincadeira “Batata Quente”, todos precisavam proteger e passar a bola, reforçando a importância da atenção conjunta e da solidariedade.  

Segundo a instrutora, “essa vivência ajuda os alunos a compreender que trabalhar em equipe não é julgar o outro, mas apoiar e aprender juntos”. 

Sesc Canoinhas 

As aulas destacaram que o trabalho em equipe é um dos pilares das práticas esportivas. Por meio de jogos cooperativos, os alunos vivenciaram o respeito às diferenças e a importância de se ajudar para alcançar um objetivo comum.  

Durante as dinâmicas, cada participante teve papel fundamental no sucesso da equipe, fortalecendo valores como solidariedade, empatia e responsabilidade.  

Alguns depoimentos dos alunos reforçaram o aprendizado:  
 -  “Aprendemos a ajudar uns aos outros.”  
 -  “Nem tudo dá para fazer sozinho.”  
 - “Trabalhando em equipe, tivemos mais comunicação.”  
 -  “As atividades foram legais porque precisávamos nos unir para conseguir realizar.”    

A partir dessas vivências, ficou evidente que as crianças compreenderam o verdadeiro significado de trabalhar em equipe e reconheceram o valor das diferenças dentro do grupo. 

Sesc Curitibanos – Instrutor Bruno Alves da Silva 

No Clube de Esporte, os alunos participaram de uma variação do voleibol com bola suíça, que exigiu comunicação e cooperação constante.

O objetivo era manter a bola em jogo o máximo de tempo possível, respeitando até três toques por rodada. 

Durante a atividade, as crianças demonstraram engajamento e empatia: as mais experientes ajustaram a força e incentivaram os colegas, criando um ambiente de apoio mútuo.  Quando a bola caía, o grupo se reorganizava rapidamente, mostrando resiliência e espírito de equipe.   

 A experiência reforçou que, mais do que habilidade técnica, o esporte no Sesc busca desenvolver atitudes de respeito, comunicação e colaboração, valores que também se estendem para além da quadra. 

Sesc Prainha – Instrutora Bárbara Baron 

Nas aulas de voleibol, o tema foi abordado em diferentes faixas etárias com propostas práticas e divertidas.  

Na turma sub-15, a atividade “Tapete Mágico” desafiou os alunos a atravessarem a quadra com apenas dois tatames, exigindo planejamento, escuta e cooperação. 

Já a turma sub-17 participou da “Guerra de Balões”, que estimulou a tomada de decisão em grupo e a estratégia coletiva.  

Na ginástica infantil (3 e 4 anos), o conceito foi explorado de forma lúdica, com a atividade “O Trem Humano”

As crianças precisavam caminhar juntas, segurando os ombros umas das outras, e, caso alguém se soltasse, todos recomeçavam juntos. 

A dinâmica reforçou, de maneira simbólica e divertida, que o sucesso coletivo depende da colaboração de todos. 

Essas experiências mostraram que o espírito de equipe se aprende desde cedo: nas brincadeiras, nos desafios e nas pequenas atitudes de cuidado e cooperação. 

As experiências relatadas pelas unidades do Sesc mostram que, quando o esporte é vivido com propósito e empatia, ele se transforma em uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano.  

Sesc Tubarão.

Sesc Chapecó.

Sesc Prainha.

Sobre o Sesc-SC

O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.

A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .