
Berço dos nossos colonizadores, Portugal – a nossa terra mãe – guarda encantos e paisagens que atraem milhares de turistas o ano inteiro, incluindo, é claro, muitos brasileiros, que se apaixonam por esse país, sejam eles descendentes diretos ou não. Os laços com o Brasil são fortes e vão muito além do idioma, que faz com que tudo fique ainda mais familiar durante as viagens por terras portuguesas. Foi para este destino, que partiu, nesta segunda-feira (28/09), mais uma excursão internacional rumo às Terras Lusitanas, realizada pelo Sesc em Santa Catarina.
O grupo formado por 40 turistas de diversas cidades catarinenses não escondiam a alegria e expectativa da viagem. Entre as passageiras Nícia Tasso, de Criciúma e Nícia da Silveira, de Florianópolis. Isso mesmo, duas Nícias e um sonho de viagem. Elas se conheceram no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, e pelo que tudo indica serão amigas de viagem.
Nícia Tasso queria muito ir para Portugal, mas não encontrava uma viagem que fosse só para o país. A maioria dos roteiros inclui outros países europeus e não era isso que ela queria. Mas durante uma aula de italiano, ficou sabendo através de uma amiga, que o Sesc oferece este destino. “Resolvi fazer esta viagem, porque ouvi ótimas recomendações desta viagem. Escutei tantas, que não podia ficar de fora desta oportunidade. Tudo conspirou para isso, não havia mais vaga, até que alguém desistiu e eu pude estar aqui”, declara.
Já a Nícia Silveira, resolveu aproveitar uma das suas licenças-prêmio, antes de se aposentar para saber se está preparada para esta nova fase da vida. Já viajou com o Sesc em viagens dentro do Estado, mas será a sua primeira internacional. Ela é professora de psicologia educacional e pretende com esta viagem ter uma amostra do que pode fazer depois, quando tiver mais tempo livre. “Tenho receio de não saber o que fazer depois da aposentadoria, então o melhor que posso fazer é aproveitar e ter um gostinho e trocar experiência, com esta nova amiga que acabei de conhecer”, menciona.
O Sesc em Santa Catarina oferece excursões e passeios para diversos locais. Saiba mais: http://portal.sesc-sc.com.br/viagens
Sobre o roteiro:
O roteiro da excursão por diversos pontos, como a torre de Belém, o mosteiro dos Jerónimos, símbolos da riqueza e do esplendor quinhentista de Portugal, classificados patrimônio mundial da Unesco e o padrão dos descobrimentos. Também não ficou de fora a degustação dos famosos pastéis de Belém, iguaria da doçaria portuguesa. O Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do Continente Europeu, assim como a Vila de Cascais, Lisboa – a Cidade das Sete Colinas, com seus bairros típicos como o Bairro Alto.