Entre os dias 2 e 4 de outubro, Joinville sediou a última etapa da ParaCopa Sesc 2025, reunindo atletas, famílias e profissionais do esporte em uma grande celebração à inclusão.
A programação iniciou com a cerimônia de abertura no Teatro do Sesc Joinville, marcada por momentos de emoção e reflexão.
Após os discursos das autoridades e a execução do Hino Nacional, o Grupo Segue de Dança Inclusiva, coordenado pela professora e coreógrafa Juliana Crestani, encantou o público com uma apresentação inspirada no tema "Dumbo".
Em seguida, ocorreu a roda de conversa “Inclusão no esporte e na vida”, mediada pelo repórter da CBN Joinville, Niro José de Souza Netto, com participação de Rosicler Ravache, Juliana Crestani, Thayse Caroline Foss dos Reis e Mychael Teixeira Silva.
Os convidados compartilharam experiências pessoais e destacaram a importância de promover o acesso ao lazer e ao esporte para todas as pessoas.
No dia 3 de outubro, os alunos do Criar Sesc participaram de oficinas paradesportivas. Pela manhã, vivenciaram o basquete em cadeira de rodas, em parceria com a Secretaria de Esportes de Joinville.
À tarde, experimentaram o vôlei sentado, sob orientação dos instrutores do Sesc Joinville.
O encerramento da etapa aconteceu no dia 4 de outubro, com o Festival de Natação Paralímpica, que reuniu 62 atletas representando as equipes CEPE Joinville, APJ Joinville, AJIDEV Joinville, C3 Joinville, APJ Jaraguá do Sul, Nadar/Novos Cielos de Itajaí e, pela primeira vez, alunos do Sesc Joinville.
Entre os destaques, os nadadores Alex Perini (classe S14) e Felipe Locks (classe S7) conquistaram cinco medalhas cada, sendo Alex com quatro ouros e uma prata, e Felipe com duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.
A etapa foi marcada por depoimentos comoventes de atletas, familiares e profissionais.
- “Participar da abertura da 12ª Paracopa Sesc e mediar a roda de conversa foi uma alegria e uma grande responsabilidade. É um evento consolidado, que promove acessibilidade, inclusão e esporte de forma inspiradora”, afirmou Niro José de Souza Netto, repórter da CBN Joinville.
- “Foi um evento muito bem organizado, com atenção às necessidades de todos. O sorriso dos atletas e o carinho das famílias mostraram que não se tratava de competição, mas de superação e união”, destacou Cristiane Henrique, mãe do atleta Miguel Henrique (CEPE Joinville).
- “Para nossa família, a Paracopa Sesc representa uma virada de chave. Foi onde a Luiza começou sua trajetória nos treinamentos e competições”, relatou Andressa Picolli, mãe da atleta Luiza Picolli Buss (CEPE Joinville).
- “Pelo segundo ano participamos da Paracopa Sesc. É gratificante ver o brilho nos olhos dos atletas e celebrar tantas conquistas. Nossa equipe conquistou quase 40 medalhas e todos saíram orgulhosos e felizes”, comemorou Verônica Paciello Matile, treinadora da APJ Jaraguá do Sul.
- “É muito bom ver que o Sesc se preocupa com a inclusão. A Paracopa nos dá a oportunidade de mostrar do que somos capazes”, completou Luiza Possamai, atleta da APJ Jaraguá do Sul.
A Paracopa Sesc encerra mais um ciclo de incentivo ao paradesporto catarinense, reafirmando o compromisso do Sesc Santa Catarina em promover o esporte acessível, o respeito às diferenças e a valorização das potencialidades humanas.
Galeria de imagens
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 50 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários