Diversão, aventura e movimento nas Brinquedotecas do Sesc

Com adaptações de atividades esportivas como slackline, escalada vertical, rapel e parkour, as crianças exploram seus limites de forma criativa, segura e divertida.


10/04/2024 - Atualizado em 12/04/2024 - 318 visualizações

Brinquedoteca Sesc

O Sesc Santa Catarina conta com 11 Brinquedotecas no estado, espaços reconhecidos e dedicados a atividades lúdicas e recreativas de alta qualidade. Elas contam com um acervo específico, para estimular as crianças e trazer diferentes oportunidades: brinquedos cognitivos, brinquedos de movimento, brinquedos de criatividade e brinquedos afetivos. Os pequenos participantes são incentivados a explorar livre brincar, enquanto também desfrutam de dinâmicas facilitadas pelos mediadores presentes, garantindo o desenvolvimento saudável e seguro.

"As nossas Brinquedotecas são um lugar de desfrute da espontaneidade, que valoriza o ato lúdico por meio das brincadeiras e brinquedos da cultura popular, aprofundando um olhar educativo que privilegia o convívio de crianças, jovens e adultos, valorizando e estimulando as potencialidades de cada um", explica Daliana Lecuona, analista de Porgramação Social do Sesc-SC, reaponsável pelas ações de Recreação.

Para diversificar os conteúdos, a programação sistematizada oferecida aos alunos inscritos é planejada dentro de temas mensais, oportunizando um maior leque de brincadeiras com desenvolvimento de diferentes habilidades.

Neste ano serão trabalharemos os temas: 

"Brincadeiras de Aventura", "No ritmo da brincadeira - Semana Mundial do Brincar"; "Festejos Juninos"; "Olimpíadas e Paraolimíadas"; "O planeta terra é uma bola que rebola no céu"; "Mês da Criança" e "O imaginário da infância: fadas, gnomos, duendes e poções". Além disso, as Unidades terão a liberdade de explorar temas adicionais ao longo do ano, conforme sugerido pelas próprias crianças participantes das atividades, de acordo com seus interesses.

Onde estão situadas as Brinquedotecas Sesc-SC: 

Brinquedoteca Hotel Sesc Cacupé

Joinville, Palhoça, Prainha, Jaraguá do Sul, Itajaí, Criciúma, Concórdia e Chapecó. E também nos meios de hospedagem: Hotel Sesc Blumenau, Cacupé (Florianópolis) e Pousada Rural Sesc Lages.

As atividades são organizadas em turnos de 1 hora, conforme a programação de cada Unidade. Nos Hotéis Sesc-SC, as Brinquedotecas são abertas aos hóspedes e visitantes.

Março foi o mês das "Brincadeiras de Aventura"

Após um levantamento realizado pelo grupo técnico das unidades Sesc-SC, ficou evidente o desejo de proporcionar experiências diversas que estimulassem ações de aventura, desde esportes até contações de histórias e oficinas criativas. Em um ambiente seguro e supervisionado, atividades dessa natureza colaboram muito para o desenvolvimento infantil.

Ao explorar o tema "Brincadeiras de Aventura", as crianças são encorajadas a correr, pular e escalar, proporcionando o desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas em suas vidas diárias. Essa abordagem não só fortalece aspectos motores, mas também promove o autoconhecimento e o respeito ao próximo, oferecendo aprendizados valiosos.

"Brincadeiras de aventura oferecem ferramentas para o aprimoramento da autorregulação, da compreensão de limites, da coletivodade, da confiança, do real local dos medos, do respeito, pois auxilia no entendimento de que cada um tem um nível diferente de habilidades e de confiaça para aventurar-se, dentre tantas outras habilidades", ressalta Daliana.