Dia do Desafio 2017 vem aí!


12/05/2017 - Atualizado em 18/05/2017 - 387 visualizações

Milhares de pessoas ao redor do mundo vão praticar um esporte ou atividade física, no dia 31 de maio, fazendo valer o lema “Você se mexe e o mundo mexe junto” e que este ano tem o tema "Cidades ativas e criativas". Em Santa Catarina participarão 215 municípios. Confira o resultado do sorteio 2017 no site: http://ww2.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidadeXcidade.

O evento, que este ano chega à sua 23ª edição, sempre agendado para última quarta-feira do mês de maio, é promovido pelo Sesc e pelas prefeituras, com o objetivo de engajar e incentivar a comunidade para a prática de atividades físicas. Neste dia, entre a zero hora e 21h, a população é convidada para interromper sua rotina para praticar, por pelo menos 15 minutos consecutivos, uma atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

Lançamentos Regionais em SC:

Tendo como uma de suas características marcantes a busca permanente para a inclusão de hábitos saudáveis na rotina diária da população e a diminuição do sedentarismo o Sesc em Santa Catarina realizará de 22 a 26 de maio, nas cidades de Chapecó, Florianópolis, Tubarão, Brusque e Joinville, em uma série de atividades preparatórias, que funcionam como um “esquenta” para o Dia do Desafio. O objetivo é estimular as pessoas para que já entrem no clima do evento, propondo o “Maio do Desafio”, criando uma onda que culminará no dia 31 de maio, data que ocorrerão as disputas cidade x cidade.

A ideia destes lançamentos regionais é "sensibilizar as lideranças desses 215 municípios para incentivar e apoiar o programa e levar algum tipo de atividade física às comunidades", comenta Renate Damian, Gerente de Lazer do Sesc em Santa Catarina. Será uma oportunidade para mostrar à população que todos os dias são ideais para a prática de atividades físicas, com o tema "Cidades ativas e criativas".

O objetivo é promover nos mais variados espaços a prática de algum exercício e através disto chamar a atenção sobre a importância da atividade física de forma regular. A convidada especial e responsável por realizar um bate-papo com os catarinenses, será a ex-atleta de vôlei, Ana Moser, considerada uma das maiores atacantes da história do voleibol brasileiro e presidente do Instituto Esporte e Educação.

Renate comenta que o Sesc faz a mobilização do evento, mas o sucesso depende justamente das lideranças levarem a prática para suas comunidades. Então chamamos escolas, empresas, municípios, enfim, todos a promoverem algum tipo de atividade e computar a participação no site oficial. Esta é a maior competição do mundo e reúne milhares de pessoas. "Se algumas pessoas foram sensibilizadas para uma atividade física de forma regular, já terá atingido o objetivo", salienta.

Sobre o Dia do Desafio:

Criado no Canadá, o Dia do Desafio é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e em Santa Catarina a ação é do Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

O lançamento oficial deste ano aconteceu no dia 08 de maio, em Jundiaí (SP) e contou com direção artística de César Gouvêa, da Cia Jogando no Quintal, a participação de diversos atletas importantes do esporte nacional como Nalbert (ex-jogador da seleção brasileira vôlei e mestre de cerimônias do evento), Edmilson (pentacampeão mundial de futebol em 2002) e Ademir da Guia (futebol) e a presença de autoridades de países participantes.

O evento teve como fio condutor uma Linha do Tempo Esportiva, retratando as diferentes práticas de atividades físicas em vários momentos da vida. Uma apresentação de Kata (karatê) e Taikô (tambores japoneses) representou o Momento Criança, enquanto o coreógrafo Mark Van Loo utilizou o basquete e a dança de rua como linguagem do Momento Jovem.

A fase adulta foi marcada pelo futebol freestyle com a participação de Edmílson (pentacampeão mundial de futebol 2002) e, o Momento Homenagem ficou por conta do ex-jogador de futebol Ademir da Guia, que falou com o público  sobre sua trajetória e como a prática esportiva contribui para sua saúde e vitalidade.

Foto: Sesc Jundiaí.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .