Durante o recesso escolar de julho, o Sesc Santa Catarina promoveu mais uma edição do projeto Brincando nas Férias, reunindo 1.524 crianças em uma jornada de muita imaginação, fantasia e aprendizado.
Com o tema “Castelos, Cavaleiros e Dragões!”, a programação foi pensada especialmente para o público infantil de 3 a 10 anos, que pôde vivenciar uma semana repleta de brincadeiras, jogos, oficinas criativas e dinâmicas educativas em um ambiente seguro, acolhedor e cheio de magia.
A proposta da edição de inverno foi incentivar o brincar livre e a construção de memórias afetivas por meio de atividades lúdicas que estimularam a criatividade, a socialização e o desenvolvimento de valores como amizade, coragem e companheirismo.
Ao longo da semana, as crianças participaram de desafios temáticos, oficinas de escudos e coroas, teatros de fantoches, aventuras por castelos encantados e muitas outras experiências que despertaram o encantamento e o prazer de descobrir novas histórias.
Sesc Caçador
Um dos destaques foi a programação do Sesc Caçador, que trouxe uma experiência ainda mais imersiva ao conectar o tema da edição com a literatura infantil.
As atividades dialogaram com o enredo do livro "O Bosque Encantado", do educador e escritor Ângelo Souza, que acompanhou de perto a colônia de férias.
A história, centrada no personagem Joseph e suas descobertas em um bosque mágico, inspirou momentos de contação de histórias, escuta sensível e construção coletiva, convidando os pequenos a explorarem emoções e valores humanos a partir de fábulas inéditas.
Com ações pensadas para despertar o interesse das crianças por meio do faz de conta e da convivência com o outro, o Brincando nas Férias reafirma o compromisso do Sesc com o desenvolvimento integral da infância, criando espaços que valorizam o brincar como linguagem essencial para aprender, crescer e se expressar.
Galeria de imagens
Confira a reportagem sobre o Brincando nas Brincadeira
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários