Aldeia Indígena Guarani em Biguaçu recebe Circuito Sesc de Caminhadas na Natureza

O evento acontece no dia 27/04 e está com inscrições gratuitas abertas. O trajeto contempla os Caminhos da Mata Atlântica em um percurso de 2 km até a Cachoeira do Amâncio, explorando as belezas naturais e a riqueza cultural da região.


10/04/2024 - Atualizado em 19/04/2024 - 1080 visualizações

Vivencie novas experiências

No dia 27 de abril (sábado), a partir das 9 horas, acontecerá a etapa Biguaçu e São José do Circuito Sesc de Caminhadas na Natureza. Com ponto de encontro na Aldeia Yguá Porã, na região de Sorocaba do Sul em Biguaçu, essa edição promete uma experiência única aos participantes, combinando a prática de atividade física ao ar livre com uma imersão cultural na aldeia indígena.

Para realizar a inscrição gratuita, os interessados são convidados a contribuir com 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados à comunidade indígena anfitriã. Além disso, os primeiros 100 doadores terão direito a uma camiseta exclusiva do evento! A entrega deverá ser feita antecipadamente até o dia 23 de abril na Unidade Sesc São José (Rua João Sandim, 402 - Ipiranga) e Academia Sesc em Biguaçu (Rua Coronel Teixeira De Oliveira, 128, Centro, Dentro do MercoCentro 2º andar), Sesc Comunidade Biguaçu (Rua Quintino Bocaiúva - Universitário, SN).

Programação

A programação incluirá uma calorosa recepção pelo coral da comunidade indígena, uma visita ao OPYJERE, local sagrado dos Guaranis, e um aquecimento para a caminhada de 2 km pelos Caminhos da Mata Atlântica. Durante a caminhada, haverá uma parada na Cachoeira do Amâncio para hidratação, lanche com frutas frescas e a oportunidade de um banho refrescante na cachoeira, além da contemplação da deslumbrante paisagem. Ao retornarem, os participantes serão convidados a apreciar uma exposição de artesanato indígena e a compartilhar experiências na aldeia.

A organização recomenda que os participantes levem uma garrafa de água, protetor solar, repelente,  calçados e roupas confortáveis para a caminhada. A atividade é indicada para pessoas a partir de 7 anos, sendo que os menores deverão estar acompanhados pelos responsáveis.

O trajeto escolhido faz parte de uma macro trilha que atravessa toda a Serra do Mar e um trecho da Serra Geral, conectando os maiores remanescentes da Mata Atlântica do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. Mais do que uma simples trilha, este é um projeto de conservação que promove o contato das pessoas com a natureza, sensibilizando a sociedade para sua preservação e valorizando nosso patrimônio natural, histórico e cultural.

Trilha