Patrimônio cultural
A concessão de uso do Memorial Nereu Ramos ao Serviço Social do Comércio (Sesc) foi oficialmente assinada nesta segunda-feira (1º de dezembro), em ato realizado no Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages. A formalização reuniu o presidente da Fecomércio, Sesc e Senac SC, Hélio Dagnoni; a diretora regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista; o vice-presidente da Fecomércio do Planalto Serrano, Célio Spagnoli; a prefeita Carmen Zanotto; a superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto; e outras autoridades do município.
A disponibilização do equipamento cultural foi autorizada pela Lei Municipal nº 4.814, de 21 de julho de 2025, que estabelece a gestão do espaço pela Fecomércio SC, por meio do Sesc, que passa a administrar o Memorial, assim como já acontece com o Centro Cultural Vidal Ramos (antigo Colégio Rosa). A proposta foi submetida ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), que deliberou favoravelmente à transferência de gestão. A lei prevê concessão de administração do espaço por, no mínimo, 20 anos.
Presidente da Fecomércio Sesc e Senac SC, Hélio Dagnoni assina o termo de concessão, ao lado da Prefeita Carmen Zanotto.
A parceria viabiliza a recuperação do Memorial Nereu Ramos, localizado na Rua Frei Rogério, esquina com a Rua Aristiliano Ramos, ao lado do Centro Cultural Vidal Ramos, garantindo condições adequadas para que o espaço seja melhor utilizado pela comunidade.
O Sesc-SC será responsável pela administração, gestão e funcionamento do equipamento cultural, assumindo a manutenção do espaço físico, a conservação do acervo cultural e a realização dos investimentos necessários para preservação, segurança e integridade do patrimônio cultural, promovendo ações periódicas de conservação e restauração. Além disso, caberá à Instituição realizar iniciativas que aproximam ainda mais as pessoas do seu patrimônio, como a exposição e a divulgação do acervo, e eventos com foco educativo, valorizando a história e a cultura lageana.
Acervo histórico
O Memorial é responsável por guardar o acervo histórico e cultural relacionado à vida de Nereu Ramos, lageano nascido na Coxilha Rica em 3 de setembro de 1.888, único catarinense a ocupar o cargo de Presidente da República do Brasil. O espaço foi inaugurado pela prefeitura em 3 de setembro de 1992, reunindo um acervo de cerca de três mil fotografias históricas, objetos pessoais, medalhas, documentos, livros, jornais e peças do período político de Nereu Ramos. Este material também passou por inventário completo, com catalogação, registros fotográficos e procedimentos técnicos de conservação, e está sob guarda da equipe técnica da Fundação Cultural de Lages (FCL) e do Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) até a finalização das obras.
“Para nós, realizar a reestruturação deste Memorial é motivo de grande satisfação. O projeto é pensado com muito cuidado, para oferecer ao público um espaço digno, com uma proposta cultural forte”, ressalta o presidente da Fecomércio, Sesc e Senac SC, Hélio Dagnoni.
“Assim como em muitas cidades do país, esta parceria institucional permitirá melhor gestão e preservação. Após anos de limitações, o Memorial ganha agora uma oportunidade real de revitalização e fortalecimento de suas funções culturais”, defende a superintendente da FCL, Carla Zonatto.
“O Memorial Nereu Ramos representa a identidade do nosso povo, a memória política do nosso Estado e do nosso país. Preservar este espaço é respeitar o passado, valorizar quem fez parte dele e garantir que as futuras gerações tenham acesso a este legado. Hoje damos um passo definitivo para assegurar que este patrimônio esteja protegido e acessível”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.
* Com informações oficiais do site da Prefeitura de Lages
Investimentos do Sesc em Lages
A gestão do Memorial se soma a outras iniciativas em andamento, fortalecendo ainda mais a atuação do Sesc em Lages. Neste ano, a Instituição adquiriu dois imóveis contíguos, com área total de 8.742,28 m², localizados na Avenida Dom Pedro II, com acessos também pela Avenida 1º de Maio e Rua Johan Dierkes. As aquisições, no valor de R$ 11,6 milhões, visam expandir e aprimorar os serviços já oferecidos na cidade, onde o Sesc mantém atuação consolidada em educação, saúde, cultura, lazer e assistência.
Projeto novo bloco da Pousada Rural Sesc Lages
Além disso, a Instituição está ampliando a Pousada Rural Sesc Lages, contribuindo para o desenvolvimento do turismo local. Com investimentos de R$ 48 milhões, o projeto inclui a construção de um novo bloco com 120 apartamentos, piscina térmica, área de recreação e recepção. Com a nova estrutura, a capacidade da Pousada, que atualmente é de 63 apartamentos, passará para 183 unidades. A expansão é resultado da excelente taxa de ocupação registrada nos últimos períodos e busca não apenas atender a um maior número de hóspedes, mas também possibilitar a realização de eventos de maior porte.
Segundo o presidente da Fecomércio-SC, Sesc e Senac, Hélio Dagnoni, os investimentos representam um avanço importante para a região e para o Sistema Comércio em Santa Catarina. “Essas iniciativas reforçam o compromisso do Sesc com o desenvolvimento regional e ampliam a capacidade de atendimento à população. Investimentos em infraestrutura e serviços qualificados fortalecem as bases para o crescimento econômico e social, gerando oportunidades e promovendo bem-estar e qualidade de vida para toda a população catarinense.”
Todos esses avanços contam com o apoio do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Dr. José Roberto Tadros, que incentiva as iniciativas do Sistema Comércio em Santa Catarina e reconhece o papel estratégico do Sesc no fortalecimento das regiões, no desenvolvimento social e na promoção do turismo.
Histórico de atuação
O Sesc está presente em Lages desde 1959, quando foi instalada a primeira unidade local, conhecida na época como "Delegacia Municipal". Em 1963, o espaço foi transformado em Centro de Atividades, localizado na Rua Correia Pinto, nº 544, mudando posteriormente para a Rua Frei Gabriel, nº 173. Em 1977, foi inaugurada a unidade atual, na Avenida Dom Pedro II, nº 1693 – Universitário, onde permanece em funcionamento. Em 2001, o Sesc Lages ampliou suas atividades com a inauguração da Pousada Rural Sesc Lages, consolidando sua atuação na cidade e oferecendo novas opções de lazer e turismo.
Fachada Unidade Sesc Lages
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários