
Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), o 36º Encatho & Exprotel reuniu em Florianópolis profissionais do setor de turismo e hospitalidade em uma intensa programação de palestras, painéis e exposições.
Reconhecido como um dos principais eventos da hotelaria no sul do país, o encontro promove debates sobre tendências, inovação, gestão e oportunidades de negócios no segmento, sendo também um espaço para troca de experiências e fortalecimento de parcerias estratégicas.
Representando o Sesc-SC, a analista de programação social Daliana Lecuona participou do evento com a palestra “Hospitalidade com Sentido: Recreação como caminho para novas experiências nos meios de hospedagem”.
Em sua fala, destacou como os hotéis do Sesc em Santa Catarina – localizados em Blumenau, Cacupé e Lages – têm se tornado referência em oferecer vivências diferenciadas por meio de espaços lúdicos, programações culturais e temáticas que valorizam o brincar, a identidade local e o acolhimento familiar.
Daliana também anunciou a próxima inovação dos hotéis: parquinhos exclusivos que dialogam com os aspectos culturais de cada região, como a bernunça de Cacupé e as casinhas de enxaimel de Blumenau. “A experiência do Sesc nas nossas três unidades catarinenses tem sido referência tanto para as demais unidades do sistema em nível nacional quanto para a indústria hoteleira privada”, afirmou.
Analista de Programação Social do Sesc SC, Daliana Lecuona.
O Sesc também integrou a programação do “2º Encontro Catarinense de Gestores de Turismo”, realizado em paralelo ao Encatho, com a apresentação da museóloga Cristina Maria Dalla Nora. No case “Quantas cidades cabem num museu?”, ela compartilhou a experiência do Museu de Florianópolis Sesc como um espaço vivo de cultura, história e turismo.
“Participar do ENCAGESTUR foi uma experiência muito positiva e uma excelente oportunidade para apresentar o Museu de Florianópolis Sesc como um espaço vivo de cultura, história e turismo. Compartilhar nossas práticas com gestores de turismo de diferentes regiões do estado reforçou a nossa importância para a valorização dos museus e do patrimônio local. Fiquei feliz com o interesse e a receptividade do público”, destacou Cristina.
Museóloga do Sesc SC, Cristina Maria Dalla Nora.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários