Novo Sesc Mesa Brasil Forquilhinha amplia atuação da rede de solidariedade contra a fome

A sexta sede do programa foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 25 de março. Confira a cobertura do evento e saiba como fazer parte!


26/03/2024 - Atualizado em 27/03/2024 - 1820 visualizações

Inauguração 

Nesta segunda-feira, dia 25 de março, inauguramos a sexta sede do Sesc Mesa Brasil em Santa Catarina, no município de Forquilhinha. A cerimônia aconteceu no Sesc Comunidade, onde o novo espaço está localizado, e foi prestigiada por autoridades, convidados e comunidade local.

A nova unidade soma esforços ao trabalho já realizado pelas sedes do Sesc Mesa Brasil em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e São José. No ano anterior, com a doação de 374 parceiros, foi possível distribuir 3.195.871 kg de alimentos para 500 instituições sociais, beneficiando 118.419 pessoas em 71 cidades catarinenses.

Para a implantação do Sesc Mesa Brasil em Forquilhinha, o Sesc investiu R$ 1.543.212,37 em obras e equipamentos, incluindo a aquisição do veículo para transportar as doações e container com espaço para fazer a triagem, a manipulação e o armazenamento adequado desses alimentos.

De acordo com o Presidente da Fecomércio, Sesc e Senac SC, Hélio Dagnoni, esta inauguração representa uma ampliação importante na abrangência do programa. “Esta iniciativa reafirma o compromisso da Confederação Nacional do Comércio (CNC), através do seu Presidente José Roberto Tadros, com a cidadania, a sustentabilidade e a realização do direito humano à alimentação adequada”, destaca Dagnoni. 

“A Região Sul do Estado era a única que não conseguíamos atender com o Programa Sesc Mesa Brasil, agora podemos afirmar que estamos em todo o Estado, com o propósito de reduzir as desigualdades sociais, distribuindo alimentos, capacitando pessoas em busca da melhoria da qualidade de vida e da realização de sonhos", destaca a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.

Galeria GRADE - Incluir Imagens

Tajetória

Com uma trajetória de 20 anos no estado, o Sesc Mesa Brasil é referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. O programa mobiliza uma grande rede de solidariedade, conectando parceiros doadores de alimentos a instituições sociais cadastradas, levando de onde sobra para onde falta. Desta forma, garante que alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo, sejam direcionados para quem mais necessita.

Em âmbito nacional, há 30 anos o Sesc faz parte desta grande rede de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem a missão de "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.

O Sesc Mesa Brasil faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

O Sesc integra o Sistema Comércio, que em Santa Catarina é representado pela Fecomércio, Sesc e Senac SC. Instituição sem fins lucrativos, desde 1946 o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

Sesc Mesa Brasil Forquilhinha
Rua João José Bento s/n (esq. Rua África e Rua Ludovico Zeferino Silveira)
(48)34635593 | (48) 99131-8648

Reportagem 

Assista à cobertura da inauguração realizada pela NDTV  (Record TV).

Como fazer parte desta rede de solidariedade

Para ser um parceiro doador é necessário preencher o cadastro no site: www.sesc-sc.com.br/mesa-brasil-sesc/quero-ser-doador.

As indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, redes varejistas e atacadistas, associações de produtores rurais, e outras empresas do ramo alimentício, podem doar alimentos. Os postos de combustíveis e empresas de transportes podem participar da rede Sesc Mesa Brasil, contribuindo com a doação de combustível ou serviços de transporte.

Pessoas físicas podem participar doando alimentos em campanhas, e também podem atuar como voluntários em campanhas, grandes doações ou ações educativas. E ainda, qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer parte da rede Sesc Mesa Brasil, doando recursos financeiros para aquisição e distribuição de alimentos, via PIX: mesabrasilsescsc@sesc-sc.com.br.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .