Ingresso solidário fortalece a parceria do Sesc com o Programa Novos Caminhos

O público que acompanha nossas apresentações culturais está convidado a contribuir com a doação de itens de higiene pessoal em benefício às crianças e jovens sob medidas protetivas de acolhimento


08/02/2024 - Atualizado em 08/02/2024 - 2522 visualizações

Contribua e faça parte dessa rede de solidariedade 

Desde 2022, o Sesc-SC atua oficialmente como instituição parceira do Programa Novos Caminhos (PNC), realizado pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça do Estado.

Este programa é dedicado ao apoio de crianças e jovens sob medidas protetivas de acolhimento, recebendo nosso suporte através de vagas gratuitas em serviços essenciais, como odontologia, contraturno escolar e uma variedade de cursos, abrangendo desde arte visual, dança, esportes específicos até música e teatro.   

Para o ano de 2024, a instituição reforça a parceria com ações de doação de itens de higiene pessoal na entrada dos espetáculos artísticos, promovendo um impacto social ainda mais efetivo para o público do programa.

As apresentações são gratuitas, mas os espectadores estão convidados a contribuir com o “Ingresso Solidário”, em benefício às crianças e jovens sob medidas protetivas de acolhimento.   

As doações serão arrecadadas na entrada dos espetáculos do Circuito Infâncias e da Rede de Teatros Sesc-SC, que acontecem nas Unidades Sesc Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Prainha (Florianópolis), Palhoça, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, e Rio do Sul.

Além de oferecer uma experiência cultural enriquecedora, essa programação torna-se uma oportunidade de tornar-se parte ativa desta grande rede de solidariedade.     

“Por meio desta ação, não apenas fortalecemos nosso propósito social, mas também ampliamos a visibilidade para a importância do Programa Novos Caminhos. Juntos, podemos cultivar uma cultura de corresponsabilidade e solidariedade, promovendo ativamente o cuidado e a proteção dessas jovens vidas em busca de novos caminhos”, salienta a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.   

Como participar

O público que for conferir a programação cultural do Sesc, como Circuito Infâncias e Rede de Teatros, pode ficar de olho nas próximas agendas de divulgação. Sempre que uma apresentação estiver promovendo a ação de doação, estará indicado no descritivo do evento. Basta levar um dos itens solicitados até o local de realização. A doação é espontânea e voluntária, não é necessário doar para ter acesso as apresentações.   

Os itens para doação

Higiene pessoal: escova de dentes, creme dental, absorvente íntimo, shampoo, condicionador, desodorante, sabonete em barra, sabonete líquido, sabonete íntimo, hidratante corporal, entro outros.   

Resultados da parceria em 2023 

Por meio da parceria com o Programa Novos Caminhos, o Sesc Santa Catarina prestou assistência a 79 crianças que estão sob medidas protetivas de acolhimento, ao longo de 2023. Elas foram beneficiadas com acesso gratuito a projetos de contraturno escolar, formação esportiva, cursos de arte e cultura, além de receberem atendimento odontológico em 16 unidades.

O Sesc também participou da campanha "Dignidade Menstrual", arrecadando 782 pacotes de absorventes em nove unidades Sesc, que foram distribuídos para instituições de acolhimento de adolescentes, e outras entidades que auxiliam adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com essa parceria, o Sesc atua para transformar a realidade dessas crianças, possibilitando que alcancem uma vida digna e autônoma. 

Programa Novos Caminhos (PNC) 

O Programa Novos Caminhos (PNC), é uma ação idealizada inicialmente pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Fundado em 2013 o programa nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e autônomo de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina.   

Em virtude da sua nobre missão e do relevante impacto social promovido nas trajetórias de vida de seu público-alvo, o programa tem alcançado parcerias importantes durante o seu percurso de atuação. Atualmente, somam-se as instituições idealizadoras do programa: a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), o Serviço Social do Comércio (Sesc-SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).   

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .