"Agenda ESG: o futuro dos negócios" é o tema do Sesc Reúne em Florianópolis

O evento acontece no dia 14 de novembro, às 9h, no Hotel Sesc Cacupé. Os ingressos gratuitos podem ser retirados on-line


01/11/2023 - Atualizado em 03/11/2023 - 1497 visualizações

Agenda ESG: o futuro dos negócios

ESG (Environmental, Social and Governance) é um termo que sintetiza preocupações com questões relacionadas ao meio ambiente, social e governança no mundo corporativo. Para um impacto positivo na sociedade, é fundamental que as empresas atuem dentro destas boas práticas de sustentabilidade.

Comprometido com o desenvolvimento sustentável e justiça social, segundo as melhores práticas ESG, o Sesc Santa Catarina traz essa pauta à tona na próxima edição do “Sesc Reúne - Encontro de Líderes” em Florianópolis. O evento traz o tema "Agenda ESG: o futuro nos negócios" com a participação de especialistas que apresentam palestras, dados e cases inspiradores.

O evento acontece no dia 14 de novembro, às 9 horas, no Hotel Sesc Cacupé, com uma programação voltada a empresas que desejam adotar uma postura mais responsável e engajada, para tornarem-se reconhecidas por suas ações conscientes. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no Sympla.  Os participantes estão convidados a colaborar com uma entrada social, doando 1 kg de arroz ou feijão para o Programa Mesa Brasil Sesc.

A programação inicia com a apresentação de pesquisa inédita da Fecomércio sobre Consumo Consciente, que será conduzida pela analista da entidade, Ana Carolina Rocha. O projeto busca compreender os diversos comportamentos de compra dos consumidores catarinenses em momentos cotidianos, não considerando as datas sazonais, já acompanhadas por diversos grupos de pesquisas realizadas mensalmente.

Na sequência, o CEO e conselheiro da Christal Holding e mentor na área de ESG e liderança, Alex Marson, conduzirá a palestra "ESG, cocriando futuros regenerativos", com a participação de Rafaela Rolim, facilitadora de DHO e fundadora da Brazilian Experience, e Leonardo Marques, consultor de cultura organizacional e desenvolvimento humano.

Para finalizar serão apresentados os cases inspiradores do Consórcio Embracon e da Engie, com mediação do professor Lucas Carregari, Coordenador do Programa Gênese da Fundação Certi e Doutor em Administração. A Consórcio Embracon é a maior administradora de consórcios do Brasil com 35 anos no mercado. Tem 3.000 colaboradores e 90 filiais espalhadas por todo o Brasil. A empresa tem uma jornada de responsabilidade social de destaque, que será apresentada por Juliana Beretta, especialista de sustentabilidade e impacto da empresa.

O case da Engie, empresa líder em energia renovável do país, será compartilhado pelo analista de sustentabilidade Caio Miralles. A Engie atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com o propósito de agir para acelerar a transição para a economia neutra em carbono, tem o compromisso com a sustentabilidade no centro de sua estratégia. Os aspectos ESG integram as políticas e práticas corporativas de forma transversal, alinhadas ao propósito e à cultura de longo prazo que caracteriza a conduta do Grupo Engie em todo o mundo.

Agenda do Sesc Reúne pelo estado

O Sesc Reúne – Encontro de Líderes é uma realização do Sesc Santa Catarina, com o objetivo de aproximar empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e gestores de pessoas, trazendo assuntos de interesse e apresentando os benefícios oferecidos aos colaboradores de suas empresas, bem como a estrutura física. Neste mês as unidades de Brusque, Concórdia e Itajaí também realizam suas edições do projeto. 

+ Palestrantes Sesc Reúne Florianópolis

Alex Marson
CEO e conselheiro da Christal Holding e mentor na área de ESG e liderança

Ana Carolina Rocha
Analista de Pesquisa da Fecomércio

Juliana Beretta
Especialista  de sustentabilidade e impacto da Consórcio Embracon

Caio Miralles
Analista de Sustentabilidade da ENGIE

Lucas Carregari Carneiro
Coordenador do Programa Gênese da Fundação Certi e Doutor em Administração

Rafaela Rolim
Facilitadora de DHO e fundadora da Brazilian Experience