Escola Sesc
Na Educação Infantil do Sesc, aprender vai muito além dos conteúdos tradicionais. O brincar, o sentir e o conviver são pilares fundamentais nas atividades desenvolvidas com as crianças. Dois projetos recentes da Escola Sesc São Miguel do Oeste são exemplo desse compromisso: “Ajudando o Monstro das Cores a Organizar suas Emoções” e “Condutores do Futuro”. Confira!
Condutores do Futuro – brincando e aprendendo sobre trânsito com cidadania e sustentabilidade
Turma Peixinhos | 4 anos | Professora Patrícia Cozer
Com o projeto "Condutores do Futuro", a turma Peixinhos aprendeu sobre trânsito de um jeito lúdico e participativo. Mais do que identificar veículos e placas, as crianças exploraram valores como respeito, responsabilidade, segurança e até sustentabilidade.
No espaço externo da escola, foi montado um circuito de trânsito completo, com faixa de pedestres, sinalizações, estacionamento e área de acessibilidade. As crianças participaram ativamente, alternando os papéis de pedestres e condutores. Os “carros” utilizados foram confeccionados com papelão reaproveitado, reforçando o cuidado com o meio ambiente.
Ao transformar o conteúdo em brincadeira, a proposta garantiu que o aprendizado acontecesse de forma natural e significativa. A vivência contribuiu para a formação de cidadãos conscientes, desde a infância, que entendem seu papel nas relações com o outro e com o planeta.
Ajudando o Monstro das Cores a organizar suas emoções
Turma Estrelinhas | 5 anos | Professora Júlia Clara
Na infância, as emoções costumam chegar todas ao mesmo tempo: alegria, raiva, medo, tristeza. E nem sempre as crianças sabem como nomear ou expressar o que sentem. Pensando nisso, a turma das Estrelinhas vivenciou uma proposta sensível e transformadora, inspirada no livro "O Monstro das Cores", de Anna Llenas.
A história apresenta um monstro que sente tudo ao mesmo tempo e não consegue entender o que se passa com ele. Com ajuda, começa a nomear e organizar cada emoção , um ótimo ponto de partida para conversar sobre o que sentimos e como lidar com isso.
A partir da contação da história, as crianças foram convidadas a ajudar o monstro a organizar suas emoções. Com potes transparentes e materiais coloridos, cada sentimento ganhou uma cor e um espaço: amarelo para a alegria, azul para a tristeza, vermelho para a raiva, verde para a calma e preto para o medo.
Realizada semanalmente, a atividade se renova a cada encontro: às vezes com objetos, outras com desenhos, gestos ou rodas de conversa. A proposta respeita o tempo e a forma de expressão de cada criança, promovendo o autoconhecimento e o fortalecimento dos vínculos.
Essa iniciativa amplia o repertório emocional das crianças e reforça o compromisso da escola em construir um ambiente acolhedor, onde cada emoção é ouvida, validada e compreendida.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários