Unidades Sesc promovem atividades referentes ao Dia Mundial da Água

Saiba mais sobre os temas abordados e confira a galeria de imagens


22/03/2024 - Atualizado em 22/03/2024 - 515 visualizações

Dia Mundial da Água

Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, e convida as pessoas a refletirem sobre a importância da água em nossas vidas, principal recurso hídrico existente, responsável pela sobrevivência de várias espécies de vida no nosso planeta. 


Neste ano, foram escolhidos dois temas de abordagem: " A Água nos Une, o Clima nos Move ", definido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e “Água para a Paz”, trabalho pela ONU. 

A Água nos Une, o Clima nos Move 

A temática “A Água nos Une, o Clima nos Move” foi escolhida pela ANA devido ao fato de que a água e o clima estão presentes no cotidiano das pessoas e são fatores cruciais para o futuro da humanidade, sendo que a mudança climática afeta sobretudo grupos vulneráveis com falta de água para abastecimento, encarecimento de alimentos impactados por eventos climáticos e aumento de doenças.

Nesse cenário a emergência climática torna necessários o planejamento e a preparação da sociedade para adaptação à mudança climática com repostas eficazes aos efeitos dessa nova realidade. 

Água para a Paz 

O mote abordado pela ONU neste ano é “Água Para a Paz” e alerta sobre a piora dos impactos das mudanças climáticas e o aumento da população mundial têm intensificado a demanda pela água, um recurso limitado.

Uma consequência dessa situação é a distribuição desigual do acesso a fontes seguras desse recurso. “Entre países, a falta de cooperação internacional em relação a fontes de água é disseminada e representa um risco à qualidade e quantidade do fornecimento de água”, afirma a UN Water. 

Escolas Sesc 

Unidades da Rede Sesc de Ensino realizaram atividades de educação ambiental para chama atenção ao tema. Nas escolas do Sesc o assunto foi abordado de maneira transdisciplinar, promovendo o debate e reflexão sobre o consumo consciente da água, o ciclo da água e sua importância para a vida no planeta, a água e os seres vivos, o acesso à água e desigualdades sociais, poluição das águas, entre outros.

As turmas soltaram a criatividade em atividades práticas, confira os registros na galeria abaixo. 

Iniciativa Sesc-SC: Projeto Água Livre 

Institucionalmente, o Sesc SC, reconhece o direito humano universal do acesso a água potável, assim como percebe os prejuízos ambientais causados pelos plásticos de único uso, como as garrafas de água, por exemplo.

Está em desenvolvimento o projeto Água Livre, que envolve a disponibilização de bebedouros em pontos estratégicos dos restaurantes e a não comercialização de garrafas de água sem gás de 500 ml, com isso, espera-se a redução da geração desse resíduo plástico e a promoção de hábitos saudáveis.

A primeira unidade a implementar o Água Livre será o Sesc Prainha, em Florianópolis. Ao longo do ano, mas Unidades devem receber a iniciativa.        

Dia da Água nas Escolas Sesc

Galeria GRADE - Incluir Imagens

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Mafra

Sesc Caçador

Sesc São João Batista

Sesc São João Batista

Sesc São João Batista

Sesc São João Batista

Sesc São João Batista

Sesc São João Batista

Sesc São João Batista

Sesc São João Batista

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .