Dia de São Martinho é celebrado em turmas do curso de alemão do Sesc Idiomas Blumenau

Saiba mais sobre a tradição alemã de caridade e comunhão


10/11/2023 - Atualizado em 10/11/2023 - 2317 visualizações

Martinstag

No mês de novembro os alunos do Curso de Alemão do Sesc Idiomas Blumenau estão conhecendo e estudando em sala de aula uma parte da tradição alemã muito interessante, chama-se "Martinstag". 

Você conhece a "Martinstag"? 

Martinstag é uma celebração tradicional que ocorre em 11 de novembro em muitas regiões da Alemanha e em outros países europeus. Esta tradição tem suas raízes em honrar São Martinho de Tours. São Martinho foi um soldado que servia ao exército romano.

Numa noite fria de inverno, ele se deparou com um mendigo. Para que ele não morresse de frio cortou o manto que trazia consigo em dois utilizando uma espada e deu uma metade a ele.  Nessa mesma noite diz a lenda que Cristo apareceu a São Martinho em sonho vestindo a metade do manto que ele havia dado ao mendigo.

A partir daí, ele passou a ser adorado como um símbolo da virtude Cristã de amor ao próximo.  As crianças desempenham um papel central nas festividades do Dia de São Martinho. Elas fazem lanternas coloridas em formas variadas, como animais, estrelas e outras figuras, para participar de desfiles à noite.

Esses desfiles, acompanhados por canções tradicionais, criam um ambiente festivo e acolhedor. A tradição das lanternas representa a luz de São Martinho, iluminando o caminho em meio às noites mais longas do inverno.