A programação do Congresso Sesc de Educação reserva um espaço para a vivência prática de temas que atravessam o cotidiano das escolas. Seis oficinas serão realizadas no dia 21 de agosto em diferentes salas do Centro Multiuso, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, reunindo especialistas que desenvolvem trabalhos voltados à inclusão, à acessibilidade, às linguagens artísticas e às práticas pedagógicas. O evento acontece de 19 a 21 de agosto.
As atividades foram concebidas para aprofundar discussões apresentadas ao longo do congresso, oferecendo aos participantes oportunidades de troca de experiências, experimentação e construção coletiva de conhecimentos.
Entre os destaques está a oficina Inclusão e Acessibilidade Escolar, conduzida por Ida Mara Freire, escritora, pesquisadora da dança e facilitadora de processos criativos. A atividade integra escrita, corpo, memória e sensibilização para promover espaços de escuta e partilha.
Também voltada ao tema, a oficina mediada por Ana Luiza Ciscato apresenta experiências construídas ao longo de mais de duas décadas de atuação da pedagoga, arte-educadora e professora de dança com projetos de inclusão social por meio da dança.
Na oficina Oralidades e Inclusão, Emiliano de Souza propõe uma imersão na literatura infantil, na contação de histórias e nas narrativas orais como instrumentos de inclusão. Contador de histórias, educador e mestre em Literatura e Língua Inglesa pela UFSC, o mediador possui ampla trajetória em projetos culturais e literários.
A professora, mestre em Educação e especialista em Práticas Pedagógicas na Educação Básica Ana Paula Homrich conduz a oficina Jogos e recursos pedagógicos para a aprendizagem inclusiva, dedicada à criação de jogos, recursos pedagógicos e atividades adaptadas, articulando desenvolvimento cognitivo, afetividade e práticas inclusivas.
A oficina A Inclusão pela Arte será ministrada por Nadine Heisler, educadora especializada em dislexia, neurodivergências e inclusão, coordenadora do Instituto Domlexia. Com mais de 30 anos de carreira, desenvolveu projetos reconhecidos internacionalmente por inovação na educação, dedicando sua atuação à construção de ambientes educacionais mais inclusivos.
Fechando a programação de oficinas, Alessandra Gutierrez, professora, arte-educadora, bailarina e coreógrafa com trajetória dedicada à dança, ao teatro e à arte inclusiva, conduz a oficina Arte-terapia como recurso de acessibilidade escolar, explorando o potencial da expressão artística como ferramenta de integração e desenvolvimento.
"O Congresso Sesc de Educação reafirma o compromisso de contribuir para a construção de uma educação que reconheça e valorize cada pessoa em sua singularidade. Ao promover o diálogo entre diferentes perspectivas e experiências, buscamos fortalecer práticas educativas que tenham a inclusão, o respeito e o pertencimento como princípios permanentes. Queremos criar um espaço de escuta, reflexão e inspiração para todos que acreditam na educação como instrumento de transformação social", destaca a diretora regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.
Palestras e programação cultural
Além das oficinas, o Congresso Sesc de Educação reúne palestras com referências nacionais de diferentes áreas do conhecimento. A programação contará com Lúcia Helena Galvão, Kaká Werá, Luiz Fernando de Moraes, Karla Garcia, Mariana Rosa, Lucas Pontes, Willian Chimura, Daniel Becker, Ricardo Lugon e Gabriel Chalita. A mediação será da jornalista Maria Zulmira de Souza (Zuzu).
O evento também terá programação cultural com apresentações da Orquestra Brasileira de Música de Florianópolis, do espetáculo A Corda em Si, do DJ Jean Mafra, dos Agentes do Riso e do cortejo Arrasta Ilha.
Para o gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC, Valdemir Klamt, a proposta do congresso é estimular transformações permanentes nas práticas educativas. "A programação foi pensada para fortalecer uma educação que considere as diferenças como potência e transforme a inclusão em prática cotidiana. Queremos oferecer novas perspectivas para construir ambientes educativos cada vez mais acolhedores, acessíveis e humanos", destaca. A programação está sujeita a alterações.
Programação de oficinas
Todas as oficinas do Congresso Sesc de Educação estão programadas para ocorrer simultaneamente no dia 21 de agosto de 2026 (sexta-feira), às 9h. Elas serão realizadas em diferentes salas do Centro Multiuso, no Hotel Sesc Cacupé.
Oficina de Inclusão e Acessibilidade Escolar
- Mediação: Ida Mara Freire
- Local: Sala Ilha Santa Catarina.
- Resumo: Conduzida pela escritora e pesquisadora da dança, a oficina foca em processos criativos que integram a escrita, o corpo, a memória e a sensibilização, criando um espaço de escuta e partilha de experiências.
Oficina de Inclusão e Acessibilidade Escolar
- Mediação: Ana Luiza Ciscato
- Local: Sala Anhatomirim.
- Resumo: A atividade é ministrada pela pedagoga, arte-educadora e professora de dança, que atua há mais de vinte anos com a inclusão social por meio da dança.
Oficina de Oralidades e Inclusão
- Mediação: Emiliano de Souza
- Local: Sala Galés.
- Resumo: Conduzida pelo contador de histórias e mestre em Literatura, esta oficina mergulha no universo da narração e das palavras, abordando temas de literatura infantil e contação de histórias como forma de inclusão.
Oficina de Jogos e recursos pedagógicos para a aprendizagem inclusiva
- Mediação: Ana Paula Homrich
- Local: Sala 4, Centro Multiuso.
- Resumo: Voltada para a criação de jogos, recursos pedagógicos e atividades adaptadas. A prática foca nas relações entre o desenvolvimento cognitivo, a afetividade e as dificuldades educacionais, sempre numa perspectiva inclusiva.
Oficina de A Inclusão pela Arte
- Mediação: Nadine Heisler
- Local: Sala 5, Centro Multiuso.
- Resumo: Focada na integração por meio da arte, a oficina é coordenada pela educadora especialista em dislexia, neurodivergências e inclusão, com projetos reconhecidos internacionalmente por inovação na educação.
Oficina de Arte-terapia como recurso de acessibilidade escolar
- Mediação: Alessandra Gutierrez
- Local: Sala 6, Centro Multiuso.
- Resumo: Explora a musicoterapia e a inclusão, sob a condução da professora, bailarina e coreógrafa com forte atuação em dança, teatro e arte inclusiva.
0 Comentários