A Escola Sesc São Miguel do Oeste está trabalhando a temática da educação para o trânsito com as turmas da Educação Infantil. O projeto tem como tema "Condutores do Futuro" e busca estimular a conscientização sobre segurança nas ruas por meio da observação e vivência do ambiente ao redor.
De forma lúdica, as crianças foram incentivadas a identificar e respeitar elementos importantes do trânsito, como faixas de pedestres, semáforos e placas de sinalização, por meio de brincadeiras temáticas, histórias, caminhadas e registros de experiências.
Conhecendo as placas de trânsito
A turma das Abelhinhas (4 e 5 anos – período matutino), da professora Pricila Lovatel, conheceu a história "O trânsito no mundinho", de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
O livro apresenta as regras criadas por pequenos habitantes de um “mundinho” para garantir a segurança de todos, incluindo leis como obedecer à sinalização, dar preferência a pessoas com deficiência, usar capacete em motos e respeitar o meio ambiente.
Após a leitura, as crianças observaram imagens de placas de trânsito presentes na cidade, incluindo as de regulamentação, advertência, indicação, serviços auxiliares, atrativos turísticos e educativas.
A atividade promoveu uma troca rica, em que os pequenos compartilharam opiniões, histórias vividas e observações do dia a dia, relacionando teoria e prática de forma significativa.
Lobinhos no Trânsito
A turma dos Lobinhos, da professora Julia Tonello, também mergulhou no universo do trânsito com atividades criativas e cheias de movimento. A experiência começou com uma caminhada pelas ruas de São Miguel do Oeste, onde as crianças observaram placas, semáforos e faixas de pedestres, compreendendo sua importância para a segurança.
Na sequência, aprenderam sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e receberam sua própria versão personalizada, com foto e assinatura. Orgulhosos e “habilitados”, os pequenos escolheram carros feitos de papelão e participaram de uma grande brincadeira no pátio da escola, vivenciando o papel de motoristas e pedestres.
Para encerrar, exploraram a caixa de luz com areia, criando estradas, rotatórias e caminhos. A atividade sensorial contribuiu para o desenvolvimento da coordenação motora, criatividade e imaginação, ao mesmo tempo em que reforçou os conceitos de direção e regras de trânsito.
A proposta uniu aprendizado, diversão e cidadania, tornando as crianças ainda mais conscientes sobre sua responsabilidade no trânsito.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 50 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários