Escola Sesc de Concórdia estimula o protagonismo da criança na construção do saber

Confira os registros de atividades dinâmicas que aliam brincadeiras a conteúdos escolares


08/05/2024 - Atualizado em 08/05/2024 - 708 visualizações

Criança na construção do saber 

A Escola Sesc de Concórdia destaca as práticas de ensino-aprendizagem que contribuem para a construção afetiva e significativa do saber. Aproveitar o potencial da criança, diversificando as abordagens com jogos e dinâmicas, enriquece as experiências no ambiente escolar. 

 Quem de nós não traz consigo uma lembrança gostosa dos tempos de escola? O intervalo, o lanche saboroso, aquele colega que levamos no coração, aquele professor que nos trazia um mundo de conhecimento, aquela atividade prazerosa que nos faz, mesmo depois de anos, lembrar daquele conteúdo estudado? Mas como aliar brincadeira com conteúdos escolares? 

Com os conceitos estudados em matemática, por exemplo, foi realizada uma gincana de problemas matemáticos. Todas as etapas da atividade, desde a confecção até a correção dos problemas, foram realizadas pelos próprios alunos, usando sua linguagem e suas percepções de mundo.

Em geografia, foi abordado sobre as atividades econômicas, e em ciências, sobre as propriedades da luz. Assuntos complexos, não?  Mas quando se usa a brincadeira como um recurso, como Quiz, jogo da memória, quebra-cabeça, recorte, colagem, é possível alcançar o aprendizado e a satisfação infantil no ato de brincar.

Dessa forma, é preservada a autenticidade e a valorização da identidade das crianças, permitindo que elas próprias, na posição de alunos, de aprendizes, sejam capazes e possibilitadas à construção do seu aprendizado.     

Colaboração: Professora Darleia Frigo, Escola Sesc Concórdia.