Dia Internacional da Síndrome de Down propôs atividade lúdica sobre inclusão

Veja como Escola Sesc Criciúma abordou o tema com as crianças


26/03/2024 - Atualizado em 27/03/2024 - 317 visualizações

Inclusão na escola

O Dia Internacional de Síndrome de Down, 21 de março, tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down. 

Em celebração a data, a Escola Sesc Criciúma realizou uma ação lúdica entre os alunos e colaboradores. Todos foram convidados a virem com meias de pares diferentes que simbolizaram os formatos dos cromossomos. A partir dessa atividade, a proposta foi promover a inclusão social, conversando com as crianças sobre as diferenças e sobre a importância de respeitarmos todas as pessoas e suas singularidades.

Jocemara Bitencourt, mãe do aluno Caio do 4º ano, com Síndrome de Down, destaca a importância se falar sobre o assunto: “Desde o início da vida escolar do Caio, fiz uma busca bastante intensa para achar uma escola que realmente tivesse inclusão e um lugar em que ele fosse feliz e que pudesse aprender no tempo dele.

Eu sinto isso aqui no Sesc, que todos vibram as conquistas junto a ele, que o respeitam, além de nos sentirmos muito bem acolhidos, estamos muito satisfeitos com o trabalho do Sesc.

Essa conscientização é importantíssima tanto para as crianças quanto para os adultos, vocês estão sempre dispostos a acolher, incluir, receber, respeitar e vibrar juntos, são carinhosos, compreendem as individualidades de cada um. Fico muito tranquila em deixar o Caio na escola.

Fiquei feliz com essa atividade e acho necessária essa conscientização. Nós pais estamos na busca constante pela autonomia de nossas crianças, e a escola exerce papel fundamental nessa construção e no respeito a cada indivíduo como único! “, relata a mãe.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .