Dia dos Professores: uma homenagem do Sesc-SC

Temos a honra de contar com uma equipe de 483 educadores em nossa Rede de Ensino


13/10/2023 - Atualizado em 13/10/2023 - 655 visualizações

Histórias de vida e de profissão

No dia 15 de outubro, celebramos o Dia dos Professores. No Sesc, temos a honra de contar com uma equipe de 483 educadores verdadeiramente excepcionais. Eles são o alicerce da nossa missão educacional, cada um trazendo consigo uma história única.

Nesta data especial, apresentamos Eunic Klauberg, da Escola Sesc Prainha, professora mais antiga da nossa rede, e Marilde de Souza Antunes, professora recém-chegada na Escola Sesc Curitibanos. Acompanhe as histórias de vida e de profissão dessas duas profissionais de trabalho que, mesmo sem se conhecerem pessoalmente, se reconhecem e se espelham uma na outra ao trocarem cartas inspiradoras e conselhos valiosos.

Eunice Klauberg, Professora de Educação Infantil na Unidade Sesc em Florianópolis (Prainha)

“Entrei no Sesc como estagiária e fiquei na função por dois anos. Em seguida, assumi um cargo administrativo no Setor de Educação, cobrindo uma licença maternidade. Depois, fiquei quase um ano acolhendo monitorias em alguns dos eventos realizados. E, enfim, senti imensa alegria quando surgiu a oportunidade de continuar a minha carreira como professora da Educação Infantil, assinando o contrato profissional que vigora até hoje. São 26 anos de atuação na Unidade Prainha.

A empatia das pessoas aqui, algo que não encontrei em outros lugares, me fez querer dar continuidade e ficar por tanto tempo. Além disso, posso dizer que minha trajetória sempre foi de muito estudo e crescimento, como pessoa e como parte de uma equipe. Tenho convicção de ter encontrado muitas pessoas com esse mesmo anseio, de aprender sempre, desempenhando o importante papel de professor e de mediador.

Nesses papeis, enfrentamos a dificuldade da pandemia, em 2020. O que vivemos com o ensino remoto foi surreal, algo totalmente na contramão de nossos princípios e no que acreditamos como essencial na educação: a socialização entre as crianças, as interações, o conviver, o explorar... como era possível garantir os direitos de aprendizagem e de desenvolvimento da criança? Em 2021, voltamos ao presencial, mas de forma muito aquém das expectativas e tendo o distanciamento como regra. Foram anos que adoeceram mentalmente muitos professores.

Não foi fácil superar esses desafios, mas cá estamos - espero que mais fortes e mais humanos. Mas eu coleciono, ainda bem, mais momentos felizes. Vivo um dia de cada vez, sabendo que problemas e desafios existem em todos os lugares. Assim, devemos estar onde sabemos que podemos contribuir com o nosso melhor, onde encontramos afinidade de valores e comprometimento profissional mútuo”..

Marilde de Souza Antunes, Professora de Educação Física no Sesc Curitibanos

Tenho experiência 20 anos na área da educação, sendo 11 em escola pública e nove no particular. 

No Sesc, estou há duas semanas - participar do processo seletivo daqui sempre foi um sonho e um desejo para a minha carreira.

Trabalhar no Sesc me faz sentir parte de um grupo de pessoas que assume responsabilidades como agentes de transformação dentro de um propósito, contribuindo com a qualidade de vida de uma sociedade inteira.

Como iniciante, tenho encontrado alguns desafios nas ferramentas metodológicas, mas me sinto feliz, grata e principalmente acolhida por toda equipe e pelos alunos – estou animada para aprender coisas novas.

Sou apaixonada por atividade física e por pessoas, e poder trabalhar com a magnitude que é o ser humano, em seus aspectos físico, mental e emocional, poder auxiliar na transformação humana, é fantástico”.

*As cartas escritas e trocadas entre as professoras Eunice e Marilde foram gravadas por duas colaboradoras da área de Comunicação e Marketing do Sesc. Confira o resultado no vídeo a seguir.

Profissão que constrói futuros 

Uma celebração que vai além de uma simples homenagem. É o reconhecimento à essência da profissão que constrói futuros. Os professores são a base da nossa sociedade, forjam cidadãos e alimentam o conhecimento que guiará toda uma vida. Professores, sintam-se reconhecidos e homenageados na figura dessas duas colegas de profissão - e carinhosamente abraçados. O Sesc agradece a sua dedicação dentro e fora da sala de aula..

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .