Crianças da Escola Sesc Blumenau participam de vivência a partir do nome de turma, Borboleta

A atividade abordou o ser, o pertencer e o habitar na escola


01/04/2024 - Atualizado em 01/04/2024 - 2120 visualizações

Educação Infantil

Todos os anos a Educação Infantil da Escola Sesc Blumenau identifica suas turmas com nomes escolhidos pelas crianças, em um projeto que envolve muita pesquisa, investigação e aprendizado.

Esse projeto é fio condutor que alicerça e ampara as primeiras experiências no convívio escolar, com a finalidade de vivências de acolhimento e pertencimento neste tempo de renovo. Oportunizando tempos e espaços que acolham e reconheçam as necessidades e particularidades da turma. 

Descobrir um nome que tenha a identidade do grupo, que representa e que atribui sentido as especificidades da turma é um processo enriquecedor e muito significativo. A proposta de criar uma identidade para turma possibilita que as crianças construam maneiras de “ser” e “agir” no coletivo, elas vão se conhecendo melhor, fortalecendo vínculos e se reconhecendo enquanto sujeito social, que o contribui para que elas se sintam seguras, acolhidas e parte de um grupo. 

Durante o desenvolvimento do projeto, a criança faz levantamento de hipóteses, se apropria de suas múltiplas linguagens, participa de situações de pesquisa e investigação e constrói marcas de pertencimento, de maneira lúdica e participativa.   

 A turma com as crianças de 3 a 4 anos se reconhecem como a “Turma das Borboletas”. O grupo vivenciou uma experiência cheia de encantamento, jogo simbólico e senso de pertencimento, na exploração de balanços feitos de panos, pendurados em árvores que, em movimento lúdico e de muito faz de conta, representaram casulos na natureza.

Experimentar a vida dentro dos casulos, pode ser desafiante e transformador.   

Além de se desenvolverem corporalmente com a exploração e movimentação nos balanços/casulos, as crianças desenvolveram sua capacidade imaginativa num jogo de faz de conta, estabelecendo relações com situações reais, dando sentido e assim podendo compreender, ainda que de maneira intuitiva, o processo de metamorfose das borboletas.   

Colaboração: Professora de Educação Infantil do Sesc Blumenau, Thais Fogaça Cavalheiro.   

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

1 Comentários

Fabiola

03/04/2024 Que lindo trabalho, amei mais ainda saber sobre as teorias de desenvolvimento das nossas crianças, estão de parabéns.

Publicado à 6 semanas


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .