Sesc Prainha promoveu a “Mostra Dialogando com a EJA: Mulheres e Seus Poderes de Transformação”

A atividade foi desenvolvida pelos alunos do EJA no Projeto Interdisciplinar


14/12/2023 - Atualizado em 14/12/2023 - 570 visualizações

Projeto Interdisciplinar     

As turmas do EJA do Sesc Prainha realizaram a “Mostra Dialogando com a EJA: Mulheres e Seus Poderes de Transformação”. Para montar a exposição, os estudantes discutiram sobre a questão da invisibilidade feminina nos espaços de destaque em nossa sociedade. 

O Projeto Interdisciplinar abordou a maneira que convivemos, refletimos e, até mesmo, como nos posicionamos frente aos debates e lutas do gênero feminino na atualidade.   
Nas disciplinas de Artes, Filosofia, Sociologia, Espanhol e Geografia o assunto de enfoque foi o ativismo e as conquistas de mulheres indígenas que são referências em áreas como política, arte e educação. 

Qual a ideia que os alunos da EJA fazem das mulheres indígenas?   

Segundo o debate em sala de aula, os alunos levantaram que o imaginário social é povoado de imagens que relegam a essas figuras potentes um papel de coadjuvantes na construção da história. Hoje, nomes como Sônia Guajajara, a primeira-ministra dos Povos Indígenas, já nos mostram quão atuantes elas podem ser em qualquer área que escolherem.

As mulheres indígenas estão ganhando as universidades, e são cada vez mais atuantes na defesa do direito à terra, proteção do meio ambiente, educação, saúde e cidadania. São firmes no desejo de manter a cultura, tradições e espiritualidade das suas etnias e ocupam os mais diversos espaços da sociedade.

A despeito de estarem muitas vezes esquecidas nos debates sobre gênero e serem grandes vítimas de violação de direitos no país, a força feminina que vem dos povos originários ganha cada vez mais espaço. 

O questionamento em sala de aula trouxe à tona a necessária e urgente quebra de paradigmas, construindo um olhar mais atento e crítico quando o assunto é a invisibilidade na mulher. 

Já nas disciplinas de Português, Química e História, outro questionamento foi abordado: Quais mulheres compõem a história da sua vida?   

Em uma busca por reconhecimento e agradecimento às mulheres que fazem parte da vida dos alunos e alunas da EJA, o projeto "Dialogando com a EJA" desse semestre trouxe vozes de mulheres extraordinárias em uma realidade que as invisibiliza a cada dia.   

Cada estudante escolheu uma mulher importante de sua vida e escreveu sua biografia. Depois trouxeram uma fotografia dessa mulher para bordá-la. Recontaram suas histórias, ressignificaram e enfeitaram suas vidas. A Mostra aconteceu de 23 de novembro a primeiro de dezembro, na Unidade Sesc Prainha. Neste momento, foi possível compartilhar um pouco das nossas experiências, reflexões e produções!   

EJA Ensino Médio

Você também quer terminar o Ensino Médio gratuitamente, ou conhece alguém que queira, venha para Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Prainha. A EJA Ensino Médio é oferecida dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), então não há custo para o aluno.

São seis turmas distribuídas nos turnos vespertino e noturno e uma equipe composta por nove professores, todos habilitados nas disciplinas que atuam. É necessário ter no mínimo 18 anos completos e é preciso apresentar os seguintes documentos: Cópia do Histórico escolar, cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de residência, cópia da carteira de trabalho (folha de identificação e do último contrato) e 1 foto 3x4.  

As matrículas para 2024 já estão abertas. Mais informações no link

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .