Sonora Brasil Sesc apresenta Concerto ETU com Grupo Baquetá em Santa Catarina

Criciúma e Lages recebem espetáculo do maior projeto de circulação musical do país nos dias 31 de outubro e 01 de novembro


23/10/2023 - Atualizado em 25/10/2023 - 918 visualizações

Criciúma e Lages recebem o Sonora Brasil

O projeto nacional Sonora Brasil chega ao Sesc Lages e Sesc Criciúma com o concerto ETU do Grupo Baquetá, de Curitiba. As apresentações acontecem nos dias 31 de outubro (Lages) e 01 de novembro (Criciúma). A programação é gratuita e os ingressos devem ser retirado com antecedência. 

Esta edição do Sonora Brasil traz como tema "Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas", destacando a contribuição dos povos de línguas bantu para a música brasileira.

Neste contexto, o concerto ETU celebra a musicalidade negra, feita por artistas negros, focando na diversidade musical afroparanaense. Seu nome significa "nós, nosso" em kimbundu - idioma localizado no tronco linguístico bantu - falado em Angola. 

O repertório do show conta com 11 composições de artistas afroparanaenses, como Roseane Santos, Família Ferreira e os integrantes do Grupo Baquetá. 

Conheça o grupo Baquetá

O Grupo Baquetá nasceu em 2009 na cidade de Curitiba/PR e pesquisa e desenvolve projetos com base nos saberes africanos, afro-brasileiros e dos povos indígenas do Brasil, para adultos, jovens e crianças nas áreas de teatro, música, dança, literatura e artes visuais. Tem como compromisso construir coletivamente, em todos os locais que atua, contextos que instiguem reflexões e entendimentos que promovam o respeito às diversidades. Além de produzir espetáculos teatrais, também desenvolve projetos educacionais, e eventos culturais.

Em todas as suas produções, Baquetá apresenta a diversidade cultural africana, de sua diáspora e dos povos originários através da pluralidade de ritmos, instrumentos, corporeidades, linguagens. O Grupo tem em seu repertório sete espetáculos autorais que mesclam música, teatro e dança.

Sonora Brasil 

O Sonora Brasil é um projeto temático do Sesc Brasil que tem como objetivo apresentar ao público as mais diversas produções culturais do país. Por meio de apresentações musicais comentadas, mapeia e incentiva desde manifestações de territórios isolados até novas experiências de fruição musical, aguçando a percepção sobre a pluralidade étnico-culturais. 

A música é uma forma de expressão e comunicação capaz de despertar sentimentos e emoções. Ela conecta pessoas, territórios, culturas e gerações. É um meio para desenvolver habilidades, preservar conhecimentos, e ampliar experiências estéticas e criativas.

Criado em 1998, o Sonora Brasil é parte integrante da proposta de desenvolvimento cultural e artístico promovida pelo Sesc de valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural-brasileiro.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .