Conexão musical África-América do Sul
O espetáculo musical “Taama Den”, com o multi-instrumentista guineense Sekouba Oularé e grupo Korobá, entra em cartaz na Rede de Teatros Sesc com turnê gratuita por sete cidades catarinenses. A mistura intensa de ritmos tradicionais da África com sonoridades contemporâneas promete cativar o público, transitando entre linguagens como rock, a tradição mandén, o reggae, o jazz e o afrobeat, além do lugar de destaque do tambor djembê.
As apresentações são gratuitas e acontecem em Lages (26/08), Concórdia (27/08), Chapecó (28/08), Joinville (30/08), Jaraguá do Sul (31/08), Itajaí (01/09) e Florianópolis (02/09). Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada de cada apresentação. Essas doações serão destinadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidos pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
O grupo Korobá foi fundado em 2009, na Argentina, pelo percussionista e compositor Emilio Suarez. Em 2018, teve início a parceria com Sekouba Oularé, considerado uma referência internacional na música e na cultura Malinké, etnia originária da região da Guiné. Sekouba foi um dos primeiros mestres de djembê de Emilio na África, e hoje os dois compartilham a direção musical do projeto.
Sekouba Oularé nasceu em Faranah, região Malinké de Sankarán, no país da Guiné. De uma família de artistas, é filho do famoso percussionista Fadouba Oularé, uma das maiores referências mundiais do tambor djembê. Entre 2016 e 2020, morou entre o Brasil e a Argentina, e atualmente reside em Florianópolis. Sekouba percorreu um grande número de estados, tanto no Brasil quanto na Argentina, ensinando percussão africana. Também fez o mesmo em Cingapura, Bélgica, França,
Itália, Holanda e Chile. Hoje, assim como seu pai, tornou-se uma referência da música e da cultura Malinké no mundo inteiro.
Desde 2022, o grupo está baseado em Florianópolis, onde consolidou sua nova formação: Sekouba Oularé (voz, krin, djembê), Leonardo Aquino (guitarra, coros), Diogo Costa (bateria, coros), Chico de Assis (baixo elétrico) e Emilio Suarez (balafon, krin, djelingoni, coros). Seus shows têm uma característica marcadamente dançante, mas a complexidade dos arranjos musicais, o timbre dos instrumentos melódicos africanos e a forte presença dos improvisos dão um tom jazzístico e world music à proposta musical do grupo, o que torna o show interessante também para espetáculos de teatro ou plateias sentadas.
Assista ao clipe
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários