Sesc-SC promove live sobre Afro-memórias catarinenses

Iniciativa faz parte do projeto Afrocultura que propõe uma série de atividades para combater a discriminação étnica e racial


21/05/2024 - Atualizado em 21/05/2024 - 544 visualizações

Live sobre Idefonso Juvenal da Silva acontece em 27/05

O projeto Afrocultura do Sesc Santa Catarina realiza na próxima segunda-feira, 27/05, às 14h, a live "Afro-memórias catarinenses: a trajetória intelectual de Ildefonso Juvenal da Silva", com Fábio Garcia. A palestra será transmitida pelo Youtube da instituição e vai explorar o papel do autor e orador na história catarinense. 

Ildefonso Juvenal é conhecido como um personagem importante no combate à discriminação de cor e o racismo em Santa Catarina. Por meio da oratória e seus textos, refutava teorias raciais, a discriminação e defendia a igualdade entre os homens. Ao não se acovardar diante das ofensas, Juvenal expôs, nas páginas dos jornais, o racismo diário e se tornou uma importante voz da população negra da capital. 

Fábio Garcia 

O palestrante da live será Fábio Garcia, bacharel e licenciado em História pela Universidade de Santa Catarina/UFSC. Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, doutorando no PPGE/UFSC. Membro do Grupo de Estudos Biográficos Sartreano - Gebios, editor da Editora Cruz e Sousa, membro do Conselho Editorial da Revista Raça.   

Além de desenvolver projetos relativos às políticas afirmativas para negros e negras, participou da elaboração do curso de História de África no curso de História da UFSC e da implementação do sistema de cotas para alunos negros e de escola pública na mesma instituição. 

Afrocultura Sesc-SC 

O projeto é uma iniciativa do Sesc Santa Catarina e tem como objetivo à promoção da cultura e da educação para combater a discriminação étnica e racial. Por meio de diversas atividades formativas e educativas, ação busca construir uma sociedade mais inclusivo e antirracista.   Além das ações educativas, o projeto promoverá shows, apresentações culturais, debates e rodas de conversas em novembro, mês da Consciência Negra.   

O Afrocultura iniciou no mês passado com a live sobre Literatura e relações étnico raciais.  A palestra está disponível no Youtube do Sesc Santa Catarina.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .