Sesc Museu de Florianópolis realiza pesquisa até o dia 06/02
O Sesc Museu de Florianópolis está com uma pesquisa aberta até o dia 6 de fevereiro para a revisão do seu Plano Museológico, documento que orienta a gestão, as ações e o futuro da instituição. A iniciativa convida o público a participar de forma ativa e democrática do processo de atualização, contribuindo com percepções, sugestões e expectativas sobre o papel do museu na cidade. Acesse a pesquisa abaixo.
A revisão do plano será realizada pela empresa Museu e Cia e será realizado em diversas etapas. "Atualizar o plano museólogico é fundamental para identificar lacunas, reconhecer transformações, atender novas demandas e projetar oportunidades futuras, fortalecendo a atuação do museu e sua relação com a cidade e parceiros", destacou a museóloga do Sesc Cristina Maria Dalla Nora.
A revisão ocorre em um momento estratégico: em novembro de 2025, o Museu de Florianópolis completou quatro anos de funcionamento, enquanto o plano vigente foi elaborado em 2015, antes mesmo da abertura do espaço.
O Plano Museológico é uma ferramenta essencial de planejamento, que define diretrizes, metas e prioridades para o desenvolvimento do museu. Construído de maneira participativa, o documento respalda as decisões de gestão e organiza as ações a serem realizadas em diferentes áreas, sendo revisado periodicamente conforme as necessidades e o regimento de cada instituição.
Sobre o Museu
O Museu de Florianópolis, administrado pelo Sesc-SC por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, tem um conceito inovador e preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro. Ele está localizado na Praça XV, 214.
Está aberto ao público segunda, quartas e sextas das 10h às 20h, nos finais de semana das 10h às 16h. Às terças, o Museu está fechado.
Compre seu ingresso do Museu aqui
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (Sesc-SC) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destes 79 anos representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: “promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”. Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços.
A Instituição está presente em todas as regiões do estado, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, três meios de hospedagem, um museu, um centro cultural e seis unidades móveis, que levam serviços gratuitos a outras localidades. Além disso, conta com redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias, entre outros espaços onde desenvolve suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG), compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários